sábado, 18 de agosto de 2012

TERMINAL PESQUEIRO: UMA MONTANHA DE DINHEIRO DESCEU PELO RALO DA INCOMPETÊNCIA E DA CORRUPÇÃO



Texto: Vereador Mário Frota*
Iniciado pelo Serafim e depois pelo Amazonino, onde esses dois gastaram mais de R$ 20 milhões de recursos do Ministério da Pesca e do próprio Município? O que foi feito com todo esse dinheiro?
Os jornais estão falando que toneladas de peixe estão sendo atiradas ao lixo por falta de porto para desembarque e frigoríficos para acomodação.  Frente a tal fato é de se perguntar: E o Terminal Pesqueiro, iniciado pelo Serafim e depois assumido pelo Amazonino?  Onde esses dois gastaram mais de R$ 20 milhões, entre recursos enviados pelo Ministério da Pesca e do próprio Município? O que foi feito com todo esse dinheiro?  Por que, depois de seis anos da liberação de tanto dinheiro, ele ainda não foi sequer inaugurado?
O nome disso é pouca vergonha. Desrespeito com o dinheiro dos nossos impostos. O projeto foi mal planejado e administrado. Como seu vice, tomei a liberdade de alertar ao Serafim que o projeto estava errado, que precisava ser corrigido. Para se ter uma idéia da besteira que fizeram, a área de armazenagem do pescado só comporta 200 toneladas, o que, convenhamos pode ser a carga de dois ou três barcos pesqueiros.
O terminal falido que aí está, deveria ser apenas o porto de desembarque, que também funcionaria como entreposto. O peixe capturado na safra é que seria transportado para frigoríficos construídos em bairros pobres, a exemplo do Zumbi ou Santa Etelvina, onde pessoas seriam contratadas para fazer a evisceração e armazená-lo para a entre safra. Essa seria a solução correta.
Nesses mais de seis anos, uma montanha de dinheiro desceu pelo ralo da incompetência e da corrupção. Amazonino, há quase um ano, passou a bomba para a administração do Ministério da Pesca que, desde então, vem solicitando o envio de documentos (notas fiscais, etc) e eles não aparecem. Por que o Ministério Público Federal e o Estadual não promovem uma devassa para que o nosso povo saiba onde todo esse dinheiro foi gasto?
Em verdade, quem deveria fazer isso seria a própria Câmara, mas, o que se pode esperar dessa maioria do Amazonino que a controla com mão de ferro?  O exemplo é essa CPI da Água que não deu em nada, porque já nasceu morta.  Quem acredita que CPI constituída nesta  Câmara pode chegar a algum resultado positivo, também acredita em história de mula sem cabeça e Saci Pererê. É brincadeira. 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.