domingo, 19 de fevereiro de 2012

AMAZONINO SÓ FALTA VENDER O TEATRO AMAZONAS E O ENCONTRO DAS ÁGUAS


Em um leilão público realizado no dia 29 de junho de 2000, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a Suez, empresa francesa que atua na área de saneamento, foi a vencedora do leilão da Manaus Saneamento, subsidiária integral da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Em 11 de agosto de 2000 a empresa passou a se chamar Águas do Amazonas S.A.

Amazonino diz pelos jornais que a empresa Águas do Amazonas está fora de Manaus. Alguns anos depois, a mesma pessoa que trouxe esse pessoal para o Amazonas, agora quer mandá-los embora. Até parece uma brincadeira, mas não é. Pelo que conheço do Negão, isso me cheira a jogada, parece-me mais uma manobra engendrada com propósito de render um bom negócio para ele e a sua turma. Quem duvida?

Quando governador, privatizou o BEA, o Porto de Manaus e, por último, ou seja, no final do seu 3º governo, livrou-se da Cosama, vendendo-a para o Grupo Suez (empresa francesa, a segunda maior do mundo no ramo de energia), pelo preço, à época, de R$ 180 milhões. O que se sabe - porque a imprensa noticiou - é que 5% dessa grana foi para os cofres do município, R$ 40 milhões terminaram na conta da empresa que intermediou o negócio e, o resto, uma bolada, ninguém nunca soube ao certo onde foi parar.

Esse Amazonino não é fácil. Privatização, como dá dinheiro, é com ele mesmo. Ao longo desses anos ele só não privatizou ou vendeu a empresas privadas o Teatro Amazonas, o Encontro das Águas o o Arquipélago de Anavilhanas porque não teve como. Agora, como prefeito, aprovou leis em que privatiza estacionamento (projeto Zona Azul), a retirada do lixo da cidade e, mais recentemente, fez a maioria que tem na Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovar uma lei em que privatiza a Ponta Negra, as feiras e mercados, os parques da cidade, as praças de alimentação, os cemitérios, e qualquer outro espaço público que lhe der na telha.

O homenzinho não mete prego sem estopa. Essa história agora de mandar embora a Águas do Amazonas e trazer outra empresa para cuidar exatamente da mesma coisa, me deixa com a pulga atrás da orelha. E deixa tanto, que já está coçando. Tem mutreta pela frente, só não vê quem é leso, como dizemos por aqui. Com a construção do Programa Águas para Manaus (Proama), agora em vias de inauguração, por que não encontrar uma fórmula negociada entre a Prefeitura, Governo do Estado e a Águas do Amazonas?

A vida inteira esperou-se a construção da tomada d’água, na região das Lajes, com objetivo de abastecer com o precioso líquido às populações das Zonas Leste e Norte. E por que, agora, essa cachorrada e lances ridículos de ciúme? Quanta politicagem! Enquanto eles brigam, o povo dessas regiões geme pela falta de água nas suas casas. Não fosse ano eleitoral, estaria essa briguinha de comadre acontecendo? Claro que não.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM