terça-feira, 30 de agosto de 2016

Saneamento é prioridade na Ponte do Zumbi III

O saneamento básico é um dos maiores desafios que temos que enfrentar em nossa Manaus. Sua quase completa ausência na cidade é fator determinante para o surgimento de muitas doenças.

Nos bairros mais distantes da região central, a situação é alarmante.

Na noite desta segunda-feira (29), estive com os moradores da Rua Bom Jesus, na área da Ponte do Zumbi III, que me mostraram a situação em que vivem.

Apresentei para eles um pouco de nossa trajetória política e de como a minha luta contra a corrupção e os desmandos do Poder Público influenciam diretamente naquela situação precária de urbanização do bairro.

Também alertei nossos amigos para os riscos da venda de votos e as consequências desastrosas disso para o futuro deles e de seus
filhos. 



Domingo (4 de setembro): Feirinha voltará para Eduardo Ribeiro

    Com mais de 16 anos de existência, a Feira de Artesanato da Eduardo Ribeiro voltará para seu tradicional espaço, na principal via da região central da cidade, a partir do próximo domingo (4), depois de nove meses afastada por conta das reformas e obras de revitalização executadas pela Prefeitura de Manaus na avenida.

    O retorno à “nova Eduardo Ribeiro” é uma reivindicação dos mais de 360 artistas, artesãos e comerciantes que todos os domingos expõe seus trabalhos e produtos no local e que alertam para a queda no faturamento desde a mudança em outubro de 2015, para as ruas Joaquim Sarmento, Saldanha Marinho, Henrique Martins e 24 de Maio.


    “Conversamos com o prefeito Arthur que sempre esteve sensível à situação e chegamos ao entendimento que a feira precisa, e vai voltar, para seu lugar de origem. Além de atração turística, é fonte de renda e emprego para mais de 360 famílias que tiram seu sustento do local”, explicou o vereador Mário Frota (PHS), que atuou junto ao Executivo Municipal pelo retorno ao local original.


     Frota ressalta que em todas as grandes capitais brasileiras e internacionais, as “feiras de domingo” são tradicionais, protegidas e até incentivadas pelo Poder Público e cita São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba como exemplos de cidades em que estes eventos semanais são organizados e importantes para a economia e entretenimento.

    “O povo de Manaus frequenta, os turistas nacionais e estrangeiros gostam e os artistas valorizam porque tem uma verdadeira galeria ao ar livre para expor e comercializar sua arte. É a maior e principal alternativa gratuita de lazer na cidade aos domingos, além de ser economia criativa”, acrescentou o vereador.

    Estimativas da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), em 2013, indicam que a Feira de Domingo da Eduardo Ribeiro movimentou, naquele ano, R$ 15 milhões, gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos em Manaus.


    Questões burocráticas relacionadas à segurança, limpeza e mudanças no trânsito da região central devem ser redefinidas neste retorno da feira à Eduardo Ribeiro.