sexta-feira, 15 de julho de 2011

O SERAFIM ESTAVA MAIS ALEGRE DO QUE PINTO CISCANDO LIXO


ÔNIBUS NOVO É UMA OVA. MAIS UMA VEZ A MÁFIA DO SETOR VAI ENGANAR O NOSSO POVO QUE USA ESSE TIPO DE TRANSPORTE. Aconteceu na administração Serafim e vai acontecer agora, ou seja, mais uma vez o povo de Manaus vai ser obrigado a comer gato por lebre. Digo isso porque, na condição de vice-prefeito na gestão passada, vi o que eles fizeram quando prometeram, em troca de um aumento generoso nas passagens, colocar 500 ônibus novos nas ruas de Manaus.

O primeiro lote foi entregue ao povo na Constantino Nery, em frente ao Olímpico Clube. Por volta das 10 horas cheguei ao local e lá estavam os ônibus em fila. Foi uma festa danada. O Serafim estava mais alegre do que pinto ciscando lixo.

Terminada a comemoração, entrei no carro com ar vitorioso e comentei com o motorista, o meu amigo Marden: “aí estão os ônibus prometidos, rapaz, novinhos em folha, mais brilhantes do que lombo de pão doce”. Ele fez um riso maroto e mandou brasa: “o segundo ônibus da fila está melando o asfalto. Alguém já viu ônibus novo vazando óleo?”

Como se não bastasse, completou: “o senhor já viu ônibus novo com pneu recauchutado?” Olhei pela janela e tomei um bruto susto. Tudo com pneu recauchutado. E foi além: “na hora pintar essas latas velhas, não isolaram sequer as borrachas de vedação.” Olhei e vi que estavam borradas. Por fim, para aumentar o meu sofrimento e estragar ainda mais o meu sábado, parou no fim da fila e pediu que eu olhasse para dois ônibus articulados do antigo expresso. Olhei e fiquei perplexo: lá estavam, de forma visível, as cobras entrelaçadas, símbolo da União Cascavel. Pintaram tão mal que as cobras ainda podiam ser vistas a olho nu. Que pouca vergonha...

Segunda-feira, bem cedo, entrei no gabinete do Serafim e fui desabafando: “Sarafa, que ônibus novos coisa nenhuma, aquilo não passa de um amontoado de ferros velhos desamassados e pintados. O povo foi lesado. Chama a imprensa e desmascara essa canalha que nos enganou”. Serafim ficou pálido e me prometeu investigar. Resultado: tudo ficou por isso mesmo. Não mexeu uma palha. O silêncio dele foi bom para os donos de ônibus, mais uma tragédia para o povo de Manaus. O resultado todos conhecemos.

Olhos abertos é pouco. Ou a Câmara nomeia uma comissão de vereadores, constituída por parlamentares da oposição e da base do Prefeito, para investigar se os ônibus são mesmo novos, ou mais uma vez a picaretagem do setor vai levar a melhor, pois, para os donos de ônibus, “o povo que se exploda”. Alguém tem dúvida?

Por: vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM