domingo, 11 de agosto de 2013

ARTHUR GOVERNADOR!





“No início do mês de fevereiro, num sábado pela manhã, a meu convite, Arthur Virgílio esteve em visita às ruas do centro histórico”.
Texto: Vereador Mário Frota*
Os camelôs vibraram com a notícia da construção dos shoppings populares, e o carregaram gritando palavras de ordem como: “Arthur governador!” Caso resolvesse sair candidato ao governo, somente um maluco suicida teria coragem de enfrentá-lo.
Ao ser aplaudido e carregado pelos camelôs de Manaus, ouvindo-se gritos espontâneos, a exemplo de “Arthur governador!”, o atual prefeito está realizando o que os ex-administradores da Prefeitura de Manaus não tiveram coragem de fazer, nessas últimas duas décadas, no que diz respeito da retirada dos camelôs do centro histórico da nossa Manaus.
No início do mês de fevereiro, num sábado pela manhã, a meu convite, Arthur Virgílio esteve em visita às ruas do centro histórico, onde mostrei-lhe vários  prédios  abandonados que, recuperados, poderiam servir, com sucesso, ao seu intento de organizar a vida  de milhares de ambulantes,  hoje relegados  ao sol e a chuva, em barracas nas calçadas.
Chegamos ao centro em torno das 9 da manhã e, de lá,  só saímos  depois  do meio dia. Por onde íamos passando,  pessoas, pobres ou ricas, paravam o Arthur para serem fotografadas ao seu lado. Na Rua Marcílio Dias, visitamos um pequeno shopping comercial, dividido em várias lojinhas, que são alugadas a ex-camelôs que, segundo nos disseram, com o que ganham pagam o aluguel e ainda sobra dinheiro para o sustento da família.
Ora, se olharmos por esse lado, os camelôs, que serão beneficiados pelo projeto do Arthur - que contempla a retirada dos camelôs para lugar seguro, onde poderão ganhar o pão de cada dia, não mais como ‘marreteiros de beira de calçada’, mas como donos do seu próprio negócio - em pouco tempo estarão capitalizados e, como qualquer empresário, estarão oferecendo empregos e pagando impostos.
Na campanha, Arthur prometeu que, sem violência, mas com propósito de ajudar, iria retirar os camelôs do centro da cidade. Seis meses depois, com sucesso, o plano está concluído. Os camelôs, que há anos se diziam bronqueados com o Arthur, agora vibraram com a notícia da construção dos shoppings populares, e o carregaram gritando palavras de ordem como: “Arthur governador!” Caso resolvesse sair candidato ao governo, nesta eleição que se próxima, somente um maluco suicida teria coragem de enfrentá-lo.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.