Por que o ônibus aqui é o mais caro da região Norte e Nordeste e um dos mais elevados do país, até mesmo do que o do Rio de Janeiro, cidade de mais sete milhões de habitantes?
Ontem, o Blog do Holanda publicou declaração do presidente da SMTU, Marcos Cavalcante, dando conta de que mais de 20 por cento dos ônibus que estão chegando à cidade não são novos. E agora, como é que fica a cara dos vereadores que há dois dias me enfrentaram na Câmara dizendo que renunciariam aos seus mandatos se esses ônibus não forem totalmente novos. Toda a polêmica surgiu depois que afirmei que não acreditava que esses ônibus, na grande maioria, fossem novos, mas tão somente recuperados em oficinas e maquiados como novos. Para provocá-los e deixá-los ainda mais furiosos, afirmei que renunciaria ao meu mandato se eles me provassem que as minhas acusações são inverídicas. Dito isso, ouviu-se a maior gritaria em plenário, todos da base do Amazonino, dizendo que eles sim é que renunciariam aos seus mandatos caso fosse encontrado um único ônibus que não fosse ‘zero quilômetro’.
Pelo visto, o Amazonino vai terminar perdendo grande parte da bancada dele na Câmara, fato legal que vai ajudar o povo a se livrar das garras de quem só adula e bajula o poder. Não acredito que façam isso, jamais, mesmo sendo comprovada a minha denúncia de que grande parte desses ônibus foi maquiada. O que acredito é que o povo, que anda de ônibus, nunca mais vote nessa turma que, na maior cara-de-pau, defende o aumento do ônibus convencionais para R$ 2,75 e dos executivos para R$ 5,50. Que alguém, por favor, me explique e me convença por que em Belém, Fortaleza e Brasília, cidades aproximadamente do tamanho de Manaus, a tarifa do ônibus é R$ 2,00? Não dá para entender principalmente se levarmos em conta que Manaus é a única cidade do país onde os proprietários de ônibus, que fazem o transporte coletivo, têm isenção sobre o óleo diesel usado nos veículos, em torno de 17 por cento do valor do litro. Ora, apesar de tal vantagem, por que o ônibus aqui é o mais caro da região Norte e Nordeste e um dos mais elevados do país, até mesmo do que o do Rio de Janeiro, cidade de mais sete milhões de habitantes?
O Amazonino e os donos de ônibus são parceiros, mais do que isso, são cúmplices. É como naquela história: Deus os fez, o vento os separou e o diabo os uniu, aqui, para explorar o nosso povo pobre que usa o ônibus para chegar ao seu trabalho.
Por: vereador Mário Frota (PSDB)
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM