sábado, 28 de setembro de 2013

WALDEMIR JOSÉ DEFENDE QUE CALÇADAS SEJAM DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA

A miopia do vereador do PT é tão grande que ele não vê que a sua proposta vai objetivar na criação de um novo imposto
Texto: Vereador Mário Frota*
Por causa desse tipo de raciocínio primário, é que o partido do vereador Waldemir, conseguiu falir a Petrobras, até então considerada entre as vinte empresas mais sólidas do Planeta. E, agora, numa última tentativa, procura destruir o que ainda resta do nosso Brasil.
Numa dessas últimas reuniões, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir o novo Plano Diretor da cidade, no item sobre calçadas (construção e manutenção), enquanto a maioria se posicionava a favor do que já existe, aqui e em todo o País, ou seja, da responsabilidade do proprietário cuidar da área em frente a sua casa, o vereador Waldemir José, de forma inesperada, defendeu que essa deve ser uma obrigação da Prefeitura, levando-se em conta que o povo já paga IPTU.
Essa visão do vereador petista tem a ver com a solução encontrada pelos homens e mulheres que estabeleceram as regras da atual Constituição, possivelmente a única no planeta que estabelece direitos para todos, em tudo, e nenhum dever para ninguém. Direito à educação é direito de todos, da mesma forma que considerou um direito de todos ao acesso à saúde, à segurança, à casa própria, ao trabalho, e vai por aí.
É óbvio – e quanto a isso qualquer pessoa como um mínimo de inteligência sabe – que, para dar a todos tais direitos acima citados, alguém tem que pagar e, esse alguém não é outro senão o próprio povo, obrigado a pagar mais impostos do que já paga, para sustentar também o Bolsa Família, que hoje já alcança, segundo estudo da Revista Veja, 40% da população do  País.
A miopia do vereador do PT é tão grande que ele não vê, por exemplo, que a sua proposta de obrigar a Prefeitura de Manaus a cuidar das calçadas vai objetivar na criação de um novo imposto, a exemplo da taxa do lixo, criada pelo ex-prefeito Amazonino Mendes, ou, na pior das hipóteses, no aumento do IPTU por conta de uma nova atribuição a ser enfrentado pelo Poder Público.
É mais barato para o dono do imóvel zelar pela sua calçada, do que todo mês ter que pagar impostos para tal. Por causa desse tipo de raciocínio primário, é que o partido do vereador Waldemir, conseguiu falir a Petrobras, até então considerada entre as vinte empresas mais sólidas do Planeta. E, agora, numa última tentativa, procura destruir o que ainda resta do nosso Brasil.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.