quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

MÁRIO FROTA APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE MANAUS



 Mário Frota quer Universidade Municipal formando profissionais para o mercado de trabalho

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)
O vereador defende a necessidade de a Prefeitura de Manaus, por força de Lei Municipal, implantar a pedra fundamental da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de fornecer profissionais para o mercado de trabalho.

       O vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), apresentou projeto, em forma de indicação, ao prefeito de Manaus, Arthur Neto, para criação da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de formar profissionais especializados nos mais diversos campos da atividade social e econômica do Estado.
De acordo com o parlamentar, Manaus é a principal metrópole da Região Norte, com dois milhões de habitantes e, por meio do seu Polo Industrial, que emprega cerca de 100 mil trabalhadores, é detentora do principal polo de duas rodas e eletroeletrônico da América Latina, utilizando tecnologia de ponta desenvolvida por trabalhadores especializados com formação acadêmica adquirida - na sua grande maioria - em outros estados da Federação.
       As vagas oferecidas nas Universidades Federal, Estadual e particulares, estabelecidas no Estado do Amazonas, ainda são insuficientes para atender a demando da mão de obra altamente qualificada para o Distrito Industrial, dentre outros setores, o que requer tempo para alcançar esse objetivo. Assim, o vereador defende a necessidade de a Prefeitura de Manaus, por força de Lei Municipal, implantar a pedra fundamental da Universidade Municipal de Manaus (Uma), com a finalidade de fornecer profissionais para o mercado de trabalho.
Como parâmetro para a criação da Uma, Mário Frota destaca a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), localizada na cidade do mesmo nome, que possui as Faculdades de Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Humanas e Sociais; e Graduação Tecnológica, que funciona desde 1968. “Hoje, São Caetano do Sul, localizada na região metropolitana da Grande São Paulo, possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, apesar de possuir apenas 15 km² e 150 mil habitantes, diferentemente de Manaus, que possui 11.401,092 km² e dois milhões de habitantes”, explica Mário Frota.