sexta-feira, 17 de junho de 2016

MÁRIO FROTA APRESENTA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS DE RETENÇÃO E PROTEÇÃO PARA MOTOCICLISTAS



Os “Bolsões para Motos”, já é uma realidade em várias cidades do país

Mário Frota: Todos os dias circulam 176 mil motocicletas que disputam com outros 702 mil veículos automotores um espaço nas ruas de Manaus. No interior do estado são 113 mil motocicletas e 150 mil veículos. A implantação das faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclistas foi uma forma que encontramos para ajudar a preservar a integridade física dos motociclistas da nossa cidade.
Com a finalidade de preservar a integridade dos usuários que dirigem motocicletas nas ruas de Manaus, o vereador Mário Frota (PHS), apresentou projeto de lei junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que cria faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclistas nas vias dotadas de semáforos.
De acordo com a propositura do vereador, as faixas exclusivas de motociclistas tem a finalidade de criar os espaços livres demarcados exclusivamente para as motocicletas se posicionarem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam o sinal verde, de forma a dar maior segurança e proteção ao motociclista e sua motocicleta até a liberação do sinal verde.
Essa lei, popularmente conhecida como “Bolsões para Motos”, já é aplicada há alguns anos com sucesso em algumas capitais brasileiras e em vários municípios do interior de São Paulo, inclusive na cidade de Lisboa, em Portugal.
O parlamentar adianta ainda que a implantação desse projeto de lei não vai gerar despesa extra para o Poder Executivo Municipal porque já existe uma equipe da Prefeitura que trabalha regularmente no sistema de manutenção e repintura das faixas de segurança de Manaus.
Todos os dias circulam 176 mil motocicletas que disputam com outros 702 mil veículos automotores um espaço nas ruas de Manaus. No interior do estado são 113 mil motocicletas e 150 mil veículos. “A implantação das faixas exclusivas de retenção e proteção para motociclistas foi uma forma que encontramos para ajudar a preservar a integridade física dos motociclistas da nossa cidade”, conclui Mário. (Roberto Pacheco – MTb 426).