domingo, 18 de dezembro de 2011

ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS GANHA COM A PRESENÇA DO ARTHUR NETO

Além do orador extraordinário que é, considerado a unanimidade dos jornalistas da chamada grande imprensa, como o melhor tribuno do Congresso Nacional nos últimos tempos.

Ontem, o Arthur Virgílio Neto ingressou na Academia Amazonense de Letras (AAL). O seu discurso de posse foi pontilhado de emoção e erudição. Culto e, como bom orador que é, Arthur prendeu a atenção de todos com um discurso elevado, rico em citações. Em tom humilde, relembrou a sua infância na velha Manaus, com passagens pelo Rio de Janeiro e Brasília.

Discorreu sobre os clássicos da literatura nacional que o ajudaram na sua formação cultural, a exemplo de Gonçalves Dias, Monteiro Lobato, Humberto de Campos, Drumond de Andrade, Manoel Bandeira, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Guimarães Rosa e Machado de Assis, na sua opinião o mais completo escritor brasileiro. Dos escritores de outras pátrias, lembrou Oscar Wilde, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Victor Hugo, Gabriel Garcia Marques, e muitos outros.

Embora longo, como soe ser discursos pronunciados em solenidades de posse em Academias Literárias, o discurso do Arthur mereceu a atenção de todos, possivelmente pela forma um tanto coloquial, própria de um orador experiente e talentoso, que sabe atrair as atenções do público para cada frase e palavra pronunciadas.

Ganhou a Academia Amazonense de Letras com a presença do Arthur Virgílio Neto nos seus quadros. Além do orador extraordinário que é, considerado a unanimidade dos jornalistas da chamada grande imprensa, como o melhor tribuno do Congresso Nacional nos últimos tempos, é também um excelente jornalista, hoje com artigos da sua lavra publicados em vários jornais do País.

Juntos, eu e ele, deputados no Congresso Nacional, combatemos a ditadura militar e, depois, enfrentamos a oligarquia fundada por Mestrinho nas eleições históricas de 1986 e em 1988, Conheço de perto a capacidade de liderança de Arthur Virgílio, o brilho da sua inteligência, a sua cultura humanística. Por tudo isso, confesso que não fiquei nenhum pouco surpreso quando li nos jornais que ele havia sido escolhido para integrar os quadros dos imortais da Academia Amazonense de Letras.

Parabéns Arthur! Hoje na Academia, amanhã, pela vontade do povo e de Deus, no parlamento de onde nunca deverias ter saído. O Senado te aguarda. É só uma questão de tempo. Ia esquecendo: volta ao Senado, amigo, antes que esse governo do PT acabe de vez com a Zona Franca de Manaus.

Por: vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Foto: ee.d24am.com