terça-feira, 30 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO: A PARTIDA DO PRÍNCIPE DA PAZ ME LEVOU ÀS LÁGRIMAS



‘É sim, filho! Ele é um homem muito bom...'
 Texto: Vereador Mário Frota*
 “pai você está chorando, tem lágrimas escorrendo dos seus olhos”! ‘Filho’, respondi-lhe, ‘um dia, lá na frente, você, com certeza, vai entender melhor o que estou sentindo nesse momento...’
Ontem, ao assistir, via TV Globo, a partida do Papa Francisco, percebi que havia dentro de mim emoções que se misturavam num carrossel de sentimentos, no qual se mesclavam esperanças no sentido de que, graças a seres humanos como aquele, que ora nos deixava, pode essa louca e desvairada humanidade - que não se cansa de guerras e de cometer outros graves pecados contra Deus - vir um dia a se tornar mais solidária, mais cristã e, assim, ajudar o Planeta que nos hospeda a sobreviver, pois que, com as nossas atitudes insanas, o estamos destruindo, exaurindo-o dos seus recursos naturais, formados em bilhões de anos, que resultou no milagre da vida que fazemos parte como o animal mais inteligente entre todos  os seres que habitam a Terra.
Com lágrimas nos olhos, a única frase que me veio à cabeça, foi: ‘vai com Deus Príncipe da Paz, e continua a tua pregação, inspirada no Evangelho de Jesus, por uma humanidade melhor, mais justa, menos egoísta e mais solidária’. O Marco Antônio, meu filhinho de 10 anos, sem entender bem o que estava acontecendo, fez-me a seguinte observação: “pai você está chorando, tem lágrimas escorrendo dos seus olhos”! ‘Filho’, respondi-lhe, ‘um dia, lá na frente, você, com certeza, vai entender melhor o que estou sentindo nesse momento da partida desse apóstolo de Cristo, que deixa nos nossos corações um forte sentimento de que nem tudo está perdido, de que este nosso Brasil pode vir a ser o País que todo o povo brasileiro deseja para os seus filhos’.
Inteligente, sensível, o molequinho me olhou e disse: “é porque ele está indo embora, não é Pai? É por que ele é um homem bom, Pai”? ‘É sim, filho! Ele é um homem muito bom, ele nos fez acreditar que devemos nos agarrar à esperança e persistir na luta por um Brasil melhor para os nossos filhos. É isso, filho’!     

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
Foto: José Mauro Pimentel / Terra