domingo, 18 de agosto de 2013

LINO CHÍXARO VAI EXPLICAR SITUAÇÃO DA CIGÁS NA CÂMARA



Mário Frota: é muito importante que o diretor-presidente da Cigás, Lino Chíxaro, explique para a população manauara, por meio desta Casa Legislativa, o porquê de o gás coariense ainda não estar sendo utilizado em sua plenitude.
O diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Lino Chíxaro, vai à tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (20), para falar sobre o andamento, conclusão e funcionamento da nova matriz energética de Manaus, a ser abastecida pelo gás de Urucu. A propositura é autoria do vereador Mário Frota, líder do PSDB na CMM.
De acordo com o parlamentar, o gasoduto Coari-Manaus, com cerca de 600 quilômetros, começou a ser construído em 2001 e foi inaugurado no dia 26 de novembro de 2009, pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Refinaria Isaac Sabbá (Reman), a primeira unidade a receber o gás de Urucu. As obras custaram cerca de R$ 5 bilhões aos cofres da União, mas até agora continua sem funcionar.
No início da construção do gasoduto, o então governador do Amazonas, Amazonino Mendes, destacou que “a utilização de apenas metade do gás produzido em Urucu nos dará uma folga de 30 anos, atendendo não só o Amazonas, como também Rondônia e Acre”. O gasoduto com capacidade inicial para transportar 4,1 milhões de m³/dia, foi implantado com a finalidade de mudar a matriz energética do Estado, com a substituição do óleo diesel pelo gás natural para geração de energia elétrica e Gás Natural Veicular (GNV).
A Cigás se comprometeu em expandir a venda para toda a região do GNV – que gera uma economia em torno de 40% para o proprietário do veículo - a partir de julho do ano passado. Um convênio entre a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e a Cigás deveria ser firmado para garantir a distribuição de gás natural para atender às grandes indústrias do Pólo Industrial de Manaus (PIM), mas a diretoria da empresa alegou dificuldades devido ao impacto econômico.
De acordo com Mário Frota, “é muito importante que o diretor-presidente da Cigás, Lino Chíxaro, explique para a população manauara, por meio desta Casa Legislativa, o porquê de o gás coariense ainda não estar sendo utilizado em sua plenitude”. 


Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)