terça-feira, 7 de setembro de 2010

GÁS DE URUCU: OS CAUCASIANOS DE OLHOS AZUIS PODEM EXPLICAR DIFERENÇA DE PREÇO


OS ‘NOSSOS SENHORES’ DE BRASÍLIA QUEREM MESMO É QUE OS SEUS ‘SÚDITOS’ QUE VIVEM AQUI, NO AMAZONAS, SE LIXEM. Por ocasião da audiência pública que aconteceu no último dia 01 de setembro, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para discutir as constantes interrupções no fornecimento de luz elétrica, perguntei ao presidente da Amazonas Energia, Pedro Carlos Hosken, por que o metro cúbico do gás de Urucu - que é retirado em real e está apenas 600 quilômetros de Manaus -, vai custar 65% mais caro do que o que é comprado da Bolívia e percorre 2.600 quilômetros para chegar a São Paulo.

Em seguida ironizei: talvez pela minha pouca inteligência não entenda tal fato, mas quem sabe, pode muito bem os caucasianos de olhos azuis de Brasília explicar, a este pobre índio, esse tipo de anormalidade, pois, por mais que queira, não consigo explicação, talvez em razão da pequenez da minha mente, pouco maior do que a de uma formiga.

Por outro lado, esta minha mente, pobre de massa cefálica, também não entende e não vai entender nunca a razão porque, apesar da mudança da matriz energética do diesel para o gás natural, o preço da energia elétrica vai continuar o mesmo. Esse pessoal passou a vida inteira pregando que quando chegasse o gás de Urucu o preço da tarifa da energia elétrica iria baixar. E agora o que eles dizem é que vai continuar no mesmo patamar, ou seja, não vai haver nenhuma redução no preço da energia elétrica.

Pobre povo do Amazonas. Passamos todos esses anos aguardando a chegada do gás do Urucu por duas razões: primeiro, na esperança de ter uma energia elétrica mais barata; segundo, porque se acreditava que, mudando o carro para gás, teríamos uma energia mais em conta do que a gasolina. Bem, depois de tanto tempo descobre-se que os gênios de Brasília estão se lixando para os seus súditos que vivem aqui.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM