sexta-feira, 6 de maio de 2011

PLANETÁRIO DO AMAZONAS SERÁ DISCUTIDO NA CÂMARA

Planetário é um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, instalado em um auditório circular, com poder de reproduzir cientificamente o céu.

O vereador Mário Frota (PDT), vai realizar no próximo dia 27 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o “I-Seminário para Criação e Instalação do Planetário do Amazonas” para discutir com a sociedade constituída e a comunidade científica, a implantação do Planetário do Estado do Amazonas, totalmente computadorizado e controlado eletronicamente.

O evento contará com a participação do vereador Nadir da Silva Neves, autor do projeto que criou o Planetário Sebastião Sodré da Gama, de Belém (PA); do professor Manoel Reinaldo, diretor do Planetário de Belém (PA), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará e do Dr. Luiz Sampaio Zeki, diretor da empresa Zeiss Starmaster do Brasil, responsável pela instalação dos equipamentos da maioria dos planetários existentes no país.

O projeto de emenda ao orçamento do Plano Plurianual da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), para a construção do Planetário do Amazonas, de autoria do vereador Mário Frota, já foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal e encaminhado para sanção do prefeito Amazonino Mendes.

Planetário é um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, instalado em um auditório circular, com poder de reproduzir cientificamente o céu, atendendo a inúmeras finalidades, não apenas científicas, mas também didáticas, culturais, turísticas e de lazer. Como centro de ensino e pesquisa atende todos os níveis de escolaridade: da Educação Infantil ao Ensino Superior e sua ação educativa trabalha com os princípios da interdisciplinaridade. “Do ponto de vista científico e didático é importante para aprofundar conhecimentos nas áreas de astronomia, astronáutica, matemática, química, física, biologia, geografia, artes, filosofia, mitologia e história do homem. Além das sessões de observação do céu, são realizados cursos, seminários, exposições e encontros”, ensina Mário.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Fonte: Roberto Pacheco (MTb 426)

PLANETÁRIO FUNCIONA COMO MÁQUINA DO TEMPO

O projetor Zeiss Starmaster ZMP é, por sua vez,
o mais avançado de seu tipo e categoria.

Os Planetários têm a finalidade de popularizar a Astronomia como forma de problematizar a Ciência e dar novos significados ao conhecimento; despertar vocações científicas e a sensibilidade ambiental; divulgar o potencial regional de produzir ciências por meio de estudos culturais em educação; motivar professores e acadêmicos de licenciatura a refletir e dialogar o ensino de Ciências relacionando-o com a Educação Ambiental; disponibilizar à população o acesso a informações e conteúdos de Astronomia, Educação Ambiental e Ciências afins.

Além de biblioteca e brinquedoteca para o ensino lúdico, os planetários oferecem programação aberta ao público com Sessões Escolares, Observações Astronômicas, Cinema, Cursos de Astronomia, Educação Ambiental, Exposições, Seminários, Eventos Científicos, Observação do Céu, Colônia de Férias, Projetos Especiais, Laboratório de Tecnologias da Saúde, Clube da Ciência, Arte e Corporeidade.

Por se tratar de um centro de estudos que ativa o imaginário e desperta a curiosidade das pessoas, os Planetários podem tornar alguns setores do complexo economicamente viável e independente de recursos do Executivo, pois podem ser mantidos com recursos próprios por intermédio da cobrança de ingressos da visitação formal e turística.

O Planetário vizinho Estado do Pará, de autoria do então deputado e hoje vereador, Nadir Neves, contou com cerca de 80% dos recursos da União, por meio do Ministério da Tecnologia, e o restante saiu como contrapartida do Poder Executivo.

A cúpula de projeções do Planetário do Pará, por exemplo, tem 11m de diâmetro e capacidade para 105 espectadores, simultaneamente. Este instrumento projeta cerca de 7 mil estrelas, lua, planetas, cometas, asteróides, arco-íris, eclipses, constelações, coordenadas astronômicas; simula os movimentos diurnos, anual e polar, viagens espaciais, etc. Também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado ou futuro. O Planetário é, portanto, um recurso didático por excelência, pois permite a compreensão de maneira clara dos fenômenos astronômicos que ocorrem no universo.

De acordo com a Associação Brasileira de Planetários, existem 27 planetários instalados em todo o país, sendo 23 fixos e 4 móveis. O planetário Professor Aristóteles Orsini, instalado no Parque Ibirapuera (SP), pode ser listado, certamente, como um dos mais modernos do país, totalmente computadorizado e controlado eletronicamente. Dispõe de 300 lugares na sala de projeção, sendo 7 especiais para cadeirantes. Foi fundado em 26 de janeiro de 1957 e está sob a responsabilidade da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da cidade de São Paulo.

O sistema de iluminação da sala de projeção é composto por 44 barras de LED que permitem a alteração das cores na iluminação, em tempo real, reforçando e tornando mais reais efeitos como nascer e pôr-do-sol. O projetor Zeiss Starmaster ZMP é, por sua vez, o mais avançado de seu tipo e categoria. O equipamento é dotado de um sistema de fibras ópticas que simula a cintilação das estrelas do céu noturno e as faz pontuais. O projetor do planetário do Parque Ibirapuera foi instalado com 5 planetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno e Terra. É capaz de simular o céu de qualquer ponto do sistema solar e todos os planetas visíveis a olho nu da Terra.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Fonte: Roberto Pacheco (MTb 426)

ÔNIBUS VELHOS: ATÉ QUANDO AMAZONINO?

QUANDO O POVO DEPREDA UM DESSES FERROS VELHOS QUE, CAINDO AOS PEDAÇOS TRANSITAM PELA CIDADE, NA VERDADE ELE GOSTARIA MESMO ERA DE DAR UMA PEIA NOS DONOS DE ÔNIBUS E NO AMAZONINO. SÓ NÃO O FAZ PORQUE OS DOIS ESTÃO LONGE DO SEU ALCANCE. O povo não pega os dois, como gostaria, mas se vinga do pior sistema de transporte coletivo do país quando depreda um desses ferros velhos que os donos das empresas teimam em chamar de ônibus. Nessa última vez a fúria popular atingiu o veículo do antigo expresso, da empresa São José, antiga Vitória-Régia, da linha 678, que faz o trajeto da Ponta Negra/Terminal de Integração 4 (T4).

Tudo isso ocorre porque o prefeito não cumpriu a sua promessa de campanha de que, eleito, “resolveria os problemas do transporte coletivo em ônibus em 120 dias”. Passados mais de dois anos e eis que a situação vem piorando dia a dia, ao ponto de termos mais de quarenta ônibus no prego todos os dias nas ruas de Manaus, quando não pegando fogo.

O povo tem razão. A paciência dele terminou. O prefeito e os seus parceiros donos de ônibus continuam enganando-o. Quem achar que o povo não tem razão quando depreda ou toca fogo nesses ferros velhos, que deixe o seu carro em casa e entre numa dessas porcarias para ir para o trabalho. Fosse usuário de ônibus eu seria o primeiro a protestar e ajudar na quebradeira. Paciência tem limites. A do povo já acabou há muito tempo.

O clássico de Henry David Thoreau, A DESOBEDIÊNCIA CIVIL, que inspirou a Guerra de Secessão nos Estados Unidos - influenciou Gandi (que dizia ser um dos seus livros de cabeceira), o pastor Martin Luther King, o nosso Rui Barbosa, que nele se inspirou para escrever o ensaio Direito de Revolução - tem que ser lido por mais gente nesta terra. Para Thoreau, o governante perde legitimidade quando não cumpre compromissos assumidos com o povo que, a partir daí, fica no direito de afastá-lo, até pela força. Parafraseando, aqui, o grande Cícero nas suas Catilinárias: “Até quando Amazonino, tu e os teus amiguinhos donos de ônibus, continuarão abusando da paciência do povo de Manaus”?

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

CCJR encaminha 15 matérias em reunião ordinária realizada na CMM

CCJR vota parecer favorável ao projeto de autoria do vereador Mário Frota que institui a ficha limpa sobre as nomeações ou contratações de secretários.

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) discutiu e votou 15 matérias da pauta da reunião desta quinta-feira (5). Entre as quais se destaca a aprovação do parecer favorável do relator vereador Elias Emanuel (PSB) ao projeto de Emenda a LOMAM (Lei Orgânica do Município) do vereador Mário Frota (PDT), que institui a ficha limpa sobre as nomeações ou contratações de secretários e outros cargos de confiança por parte da prefeitura.

O projeto Substitutivo da CCJR aos projetos de lei do vereador Roberto Sabino (PRTB), Jaildo dos Rodoviários(PRP) e Wilker Barreto(PHS) que dispõe sobre a substituição escalonada das sacolas e sacos plásticos, utilizadas para acondicionamento de produtos e mercadorias, foi aprovado. Da mesma forma, o parecer favorável do vereador Ademar Bandeira (PT), ao projeto de lei do vereador Marcel Alexandre (PMDB), que obriga o recapeamento das vias pelas prestadoras de serviços públicos em até 48 horas, depois de finalizados os serviços.

A CCJR aprovou também os pareceres favoráveis do vereador Wilker Barreto (PHS), aos projetos de lei do então vereador Marcelo Ramos (PSB), hoje deputado estadual, subscritos pela vereadora Lucia Antony (PC do B) que proíbe a instalação de cabos aéreos na área definida pelo Plano Diretor como Centro Histórico, e o que cria o banco de planilha de custos das escolas particulares de Manaus. O perecer sobre o projeto da planilha recomenda a retirada dos artigos 2º e 3º.

O parecer favorável do vereador Mário Frota ao projeto de lei do vereador Hissa Abrahão (PSB), que institui a política e o sistema municipal de inclusão digital em Manaus foi igualmente aprovado, assim como o parecer da relatora vereadora Socorro Sampaio (PP), que institui a impressão em braile nos cardápios. O projeto de Emenda à LOMAM do vereador Isaac Tayah (PTB), que tem parecer favorável do relator vereador Elias Emanuel, foi retirado de pauta a pedido do próprio relator.

Os pareceres favoráveis do vereador Ademar Bandeira sobre os projetos de lei do vereador Jaildo dos Rodoviários que institui a política de incentivo aos atletas praticantes de desporto de rendimento em modalidade esportiva ou paraesportiva e o do vereador Joaquim Lucena (PSB), que determina a instalação de catraca eletrônica na rede municipal de ensino, foram aprovados, porém encaminhado aos seus autores para adequação evitando assim, os pedidos de vista.

Procedimento semelhante adotado sobre o projeto do vereador Joaquim Lucena, comparecer favorável do relator Ademar Bandeira, que determina a substituição da lenha pela casca do coco nos estabelecimentos comerciais que atuam com fornos. Foram remetidos para a Comissão do Plano Diretor, os projetos de lei sobre questões pertinente ao Plano Diretor. Os vereadores Mário Frota, Luís Mitos, Socorro Sampaio e Elias Emanuel, participaram da reunião, os demais membros justificaram suas ausências.

Fonte: Antonio Rodrigues

Fotografia: Sérgio Oliveira

http://www.cmm.am.gov.br/noticia_simples_2006.asp?ID=8167

Sem as Comarcas, interior volta ao coronelismo


05 Maio 2011
Posted in Política

Os políticos em geral con­denam a de­sati­vação das Co­marcas, como de resto a so­ciedade. Veja os de­poi­mentos:

JOÃO THOMÉ MESTRINHO (PMDB) - A eleição no in­te­rior, é mar­cada por uso do poder econômico e troca de fa­vores. Sem a Justiça Eleitoral, a von­tade pop­ular não poderá ser ex­pres­sada de forma cristalina. A von­tade que vai prevalecer é a de al­guns grupos, mas­carando, assim, a von­tade pop­ular. Sem a estru­tura da Justiça, em cada mu­nicípio, é como se re­cuar no tempo e voltar ao início do século pas­sado.

FRAN­CISCO PRA­CIANO (PT) - A pop­u­lação paga im­postos para ter em troca ci­dadania. E, quando um poder não cumpre esse dever, ele põe em risco a vida das pes­soas, cerca de 600 mil, porque haverá desre­speito às eleições. Do ponto de vista político, a de­sati­vação é, ex­trema­mente, grave para a democ­racia, porque mais de 50% do in­te­rior do Ama­zonas vai ficar sem lei. E, nat­u­ral­mente, que isso coloca em risco as eleições do próximo ano. Vamos ter que reagir contra este ab­surdo.

MÁRIO FROTA (PDT) - Vejo a de­sati­vação como algo, pro­fun­da­mente, pre­ocu­pante para o povo do meu querido in­te­rior. O povo já an­dava aban­donado, so­cial­mente, e agora, a sua grande maioria es­tará, também, aban­donada pela Justiça. Nomear um juiz para cuidar da lei, em vários mu­nicí­pios, vai se rev­elar muito mais caro, porque esse mag­istrado vai pre­cisar fretar av­iões para chegar, com rapidez, a cada um dos mu­nicí­pios. Vai acon­tecer todo tipo de atro­ci­dade, com a lei sendo man­tida por um poli­cial, a mando do prefeito. É a pior coisa que poderia ocorrer aos pe­quenos par­tidos e, so­bre­tudo, aos opos­i­tores dos prefeitos. Se al­guém con­testar um prefeito será igua comol estar na Líbia, e pensar difer­ente do di­tador Muamar Kadafi. Com a de­sati­vação das Co­marcas, mais de 50% do in­te­rior do Ama­zoans vai voltar ao coro­nelismo. (O.F.)

Fonte: http://www.blogdafloresta.com