sexta-feira, 6 de maio de 2011

PLANETÁRIO DO AMAZONAS SERÁ DISCUTIDO NA CÂMARA

Planetário é um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, instalado em um auditório circular, com poder de reproduzir cientificamente o céu.

O vereador Mário Frota (PDT), vai realizar no próximo dia 27 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o “I-Seminário para Criação e Instalação do Planetário do Amazonas” para discutir com a sociedade constituída e a comunidade científica, a implantação do Planetário do Estado do Amazonas, totalmente computadorizado e controlado eletronicamente.

O evento contará com a participação do vereador Nadir da Silva Neves, autor do projeto que criou o Planetário Sebastião Sodré da Gama, de Belém (PA); do professor Manoel Reinaldo, diretor do Planetário de Belém (PA), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará e do Dr. Luiz Sampaio Zeki, diretor da empresa Zeiss Starmaster do Brasil, responsável pela instalação dos equipamentos da maioria dos planetários existentes no país.

O projeto de emenda ao orçamento do Plano Plurianual da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), para a construção do Planetário do Amazonas, de autoria do vereador Mário Frota, já foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal e encaminhado para sanção do prefeito Amazonino Mendes.

Planetário é um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, instalado em um auditório circular, com poder de reproduzir cientificamente o céu, atendendo a inúmeras finalidades, não apenas científicas, mas também didáticas, culturais, turísticas e de lazer. Como centro de ensino e pesquisa atende todos os níveis de escolaridade: da Educação Infantil ao Ensino Superior e sua ação educativa trabalha com os princípios da interdisciplinaridade. “Do ponto de vista científico e didático é importante para aprofundar conhecimentos nas áreas de astronomia, astronáutica, matemática, química, física, biologia, geografia, artes, filosofia, mitologia e história do homem. Além das sessões de observação do céu, são realizados cursos, seminários, exposições e encontros”, ensina Mário.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Fonte: Roberto Pacheco (MTb 426)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria