sexta-feira, 6 de maio de 2011

ÔNIBUS VELHOS: ATÉ QUANDO AMAZONINO?

QUANDO O POVO DEPREDA UM DESSES FERROS VELHOS QUE, CAINDO AOS PEDAÇOS TRANSITAM PELA CIDADE, NA VERDADE ELE GOSTARIA MESMO ERA DE DAR UMA PEIA NOS DONOS DE ÔNIBUS E NO AMAZONINO. SÓ NÃO O FAZ PORQUE OS DOIS ESTÃO LONGE DO SEU ALCANCE. O povo não pega os dois, como gostaria, mas se vinga do pior sistema de transporte coletivo do país quando depreda um desses ferros velhos que os donos das empresas teimam em chamar de ônibus. Nessa última vez a fúria popular atingiu o veículo do antigo expresso, da empresa São José, antiga Vitória-Régia, da linha 678, que faz o trajeto da Ponta Negra/Terminal de Integração 4 (T4).

Tudo isso ocorre porque o prefeito não cumpriu a sua promessa de campanha de que, eleito, “resolveria os problemas do transporte coletivo em ônibus em 120 dias”. Passados mais de dois anos e eis que a situação vem piorando dia a dia, ao ponto de termos mais de quarenta ônibus no prego todos os dias nas ruas de Manaus, quando não pegando fogo.

O povo tem razão. A paciência dele terminou. O prefeito e os seus parceiros donos de ônibus continuam enganando-o. Quem achar que o povo não tem razão quando depreda ou toca fogo nesses ferros velhos, que deixe o seu carro em casa e entre numa dessas porcarias para ir para o trabalho. Fosse usuário de ônibus eu seria o primeiro a protestar e ajudar na quebradeira. Paciência tem limites. A do povo já acabou há muito tempo.

O clássico de Henry David Thoreau, A DESOBEDIÊNCIA CIVIL, que inspirou a Guerra de Secessão nos Estados Unidos - influenciou Gandi (que dizia ser um dos seus livros de cabeceira), o pastor Martin Luther King, o nosso Rui Barbosa, que nele se inspirou para escrever o ensaio Direito de Revolução - tem que ser lido por mais gente nesta terra. Para Thoreau, o governante perde legitimidade quando não cumpre compromissos assumidos com o povo que, a partir daí, fica no direito de afastá-lo, até pela força. Parafraseando, aqui, o grande Cícero nas suas Catilinárias: “Até quando Amazonino, tu e os teus amiguinhos donos de ônibus, continuarão abusando da paciência do povo de Manaus”?

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PDT na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria