sexta-feira, 23 de maio de 2014

CPI DA PETROBRAS SOB O CONTROLE DO PT FADADA À PIZZA GIGANTE (Parte I)



 Dilma de olho na CPI da Petrobras: fontes da estatal informaram que o Conselho de Administração, do qual Dilma era presidente, poderia solicitar uma auditoria no contrato antes da compra, a qualquer tempo, caso houvesse dúvidas sobre o processo. (Foto: Leonardo Soares/UOL)

Por: vereador Mário Frota*
A que ponto chegou o Senado da República, parlamento onde sentou um Rui Barbosa, hoje acintosamente manipulado pelo partido mais corrupto da história deste País? Tudo isso É UMA VERGONHA, para usar aqui o jargão usado pelo jornalista Joelmir Beting ao comentar fatos despudorados, a exemplo do que envolve essa malfadada CPI.
Pior do que não ter uma CPI, é instalar uma para inglês ver, a exemplo dessa que teve os seus integrantes escolhidos a dedo pela maioria sob o controle do PT no Senado, para investigar uma montanha de graves  denúncias contra a Petrobras, responsáveis pela  quebradeira porque passa a empresa número um do País,  a  gema mais preciosa  da coroa da rainha, como dizem por aí.
Na reunião de ontem da tal CPI, dos seus integrantes, todos da base da Dilma, somente três senadores apareceram para ouvir Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, um dos principais responsáveis pela compra, em termos absolutamente imorais, da refinaria de Pasadena, no Texas, 30 vezes acima do preço de mercado, ao custo total de U$ 1,2 bilhão.
Assisti pelo canal de televisão do Senado a pantomima montada pelo Renan Calheiros e confesso que senti náuseas, vontade de vomitar. Três senadores paspalhos, assumindo ar de gravidade, lá estavam fazendo perguntas que, anteriormente, foram combinadas com o depoente. Nada mais ridículo e desprezível. A imprensa sem nada por fazer, passiva assistia a comédia, possivelmente revoltada, com sensação de náusea não muito diferente da que senti quando, após ligar a televisão, dei de cara com o triste espetáculo, sob todos os aspectos ofensivos à democracia.
Como então qualificar essa CPI que todos sabemos manipuladas para não dar em nada? Como acreditar numa palhaçada, fadada à pizza gigante, com direito a macarronada, com bastante catchup, orégano e azeite português? A que ponto chegou o Senado da República, parlamento onde sentou um Rui Barbosa, hoje acintosamente manipulado pelo partido mais corrupto da história deste País? Tudo isso É UMA VERGONHA, para usar aqui o jargão usado pelo jornalista Joelmir Beting ao comentar fatos despudorados, a exemplo do que envolve essa malfadada CPI.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.