quarta-feira, 6 de abril de 2016

Projeto do vereador Mário Frota: CÂMARA CONCEDE MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS AO PROFESSOR E PESQUISADOR DO INPA JUAN REVILLA



Mário Frota: O trabalho do professor Juan Revilla (foto), enaltece a nossa região junto ao resto do mundo para a formação de uma região amazônica economicamente autossustentável.


Atendendo a uma propositura do vereador Mário Frota, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai homenagear, nesta quinta-feira (7), no Plenário Rui Araújo, a partir das 10h, o professor e pesquisador do INPA, Juan David Revilla Cárdenas, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, pelos relevantes serviços prestados junto ao setor de medicina fitoterápica na capital do estado do Amazonas.
De acordo com a justificativa do vereador, a concessão da medalha tem o objetivo de prestar essa justa homenagem ao professor Juan Revilla que vem contribuindo significativamente junto ao setor fitoterápico, atuando como pesquisador do INPA, de forma decisiva na descoberta de novas alternativas para a cura de doenças por meio dos derivados das plantas medicinais da flora amazônica.
Atualmente, Revilla comanda o Setor de Inventário Florístico e Econômico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). É formado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru. Tem mestrado em Ciências Biológicas e Botânica, pelo Inpa e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Também é pesquisador titular e professor dos cursos de Pós-Graduação do Inpa, desde 1980. Tem realizado vários trabalhos técnicos e de consultoria, entre os quais o Inventário Florístico e Estudos de Impacto Ambiental nas Hidrelétricas da Amazônia como: Tucuruí, Balbina, Cachoeira Porteira, Babaquara, Kararão e outras, sempre relacionadas à flora.
Para Mário Frota, as pesquisas desenvolvidas pelo homenageado contribuem para evidenciar a indiscutível vocação econômica da biodiversidade da Amazônia. “O trabalho do professor Juan Revilla enaltece a nossa região junto ao resto do mundo para a formação de uma região amazônica harmônica e viável no trato das questões do meio ambiente, economicamente autossustentável e socialmente justa”, ensina o parlamentar.

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)