terça-feira, 13 de setembro de 2016

Centro de Manaus celebra Vinícius e aguarda retorno da feira para Eduardo Ribeiro



     
   Há exatos 40 anos, o “Poetinha” Vinícius de Moraes colocava definitivamente o Bar Caldeira, no Centro de Manaus, na rota das grandes atrações turísticas da cidade, com sua visita ao local no dia 13 de setembro de 1976.
     Hoje o estabelecimento, como destaca o jornal A Crítica de hoje (13/09), está repaginado, e celebra o ilustre cliente com uma série de eventos e recitais em homenagem a Vinícius (aos quais como “caldeirense” agradeço antecipadamente o convite) cuja presença está eternizada na parede do bar.

Esta é uma mostra da importância da região central para a história e o cotidiano de Manaus e do quanto sua revitalização é necessária para a economia e para o resgate desta área que é o coração da cidade.
     Outro exemplo desta nova visão é o retorno da feira de artesanato para a avenida Eduardo Ribeiro aos domingos, também destaque em nota do mesmo jornal na edição desta quinta.


    Com mais de 16 anos de existência, a feira tem que voltar o mais breve possível para seu tradicional espaço, na principal via da região central da cidade, depois de nove meses afastada por conta das reformas e obras de revitalização executadas pela Prefeitura de Manaus na avenida.
    O retorno à “nova Eduardo Ribeiro” é uma reivindicação dos mais de 360 artistas, artesãos e comerciantes que todos os domingos expõe seus trabalhos e produtos no local e que alertam para a queda no faturamento desde a mudança em outubro de 2015, para as ruas Joaquim Sarmento, Saldanha Marinho, Henrique Martins e 24 de Maio.


     Além de renda e emprego para centenas de famílias, a feira é uma das principais atrações turísticas da área urbana de Manaus nos finais de semana, atraindo turistas de outros estados brasileiros, e também de diversos países, que levam daqui lembranças e deixam importantes divisas.
     Devemos apoiar toda e qualquer iniciativa que valorize e faça ressurgir o esplendor e a importância do Centro de Manaus para sua população.
 

    Parabéns Caldeira! Parabéns Vinícius! Parabéns artesãos e artistas de Manaus!

Parque Mauá recebe obras de terraplanagem

No último final de semana voltei ao Parque Mauá, comunidade localizada na região do Distrito Industrial de Manaus

Em minha passagem anterior, pude ouvir as demandas dos moradores, entre as quais a necessidade urgente de obras de terraplanagem para facilitar a locomoção de pedestres e veículos.    

Na ocasião, alertei a Secretaria Municipal de Obras para a situação, e algumas semanas depois, retorno para conferir as primeiras ações de nivelamento das ruas e vias.

Hoje o acesso está melhor, inclusive para os filhos dos moradores, que em dias de chuva não correm risco de cair e se machucar em dias de chuva.

Mas ainda há muito a ser feito e esta foi a primeira fase de uma série de ações que juntamente com a prefeitura iremos implementar no local em prol da população.