terça-feira, 19 de julho de 2011

EVANDRO CARREIRA SERÁ HOMENAGEADO NA CMM

“O Evandro foi um dos primeiros políticos a defender os resultantes da floresta amazônica e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente”.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai homenagear o ex-senador Evandro Carreira, pelos relevantes trabalhos prestados em defesa da Amazônia, com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, no próximo dia 21 de julho (quinta-feira), às 10:00h no Plenário Adriano Jorge.

A propositura foi de autoria dos vereadores Mário Frota e Massami Miki. “O Evandro foi um dos primeiros políticos a defender os resultantes da floresta amazônica e sua importância para o equilíbrio do meio ambiente”, lembra Mário.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

PROJETO DE AMAZONINO SERÁ DISCUTIDO NA CMM

Temos que ter critérios e independência, vamos nos concentrar na legalidade e não na questão do mérito,

O vereador Mário Frota, líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou junto à mesa diretora da Casa uma Tribuna Popular na sessão do dia 15 de agosto (uma segunda-feira) para discutir o Projeto de Lei nº 121/2011 encaminhado pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, ao Poder Legislativo Municipal que prevê, dentre outras coisas, a privatização das Feiras de Manaus.

O evento vai contar com a participação de representantes do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes de Manaus, da Associação Comunitária dos Feirantes de Manaus e demais lideranças do setor.

De acordo com o vereador Mário Frota - que é o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM, por onde passam todos os projetos a serem votados - o assunto atinge toda a sociedade e ultrapassa interesses parlamentares como um todo. Temos que ter critérios e independência, vamos nos concentrar na legalidade e não na questão do mérito, sentenciou.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

CÂMARA ABRE PORTAS PARA DISCUTIR SOLUÇÕES DE PROBLEMAS DO SÃO JORGE

O vice-presidente da Câmara, vereador Marcel Alexandre, Mário Frota, Maria do Perpétuo Socorro e o presidente da Câmara Isaac Taiah.

Mário Frota: “Esse bairro é um dos mais antigos de Manaus e é importante no contexto municipal e não pode permanecer em situação de abandono”.

Moradores e líderes comunitários do bairro São Jorge, localizado na Zona Oeste da capital, participaram de tribuna popular na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (18), para reivindicar melhorias na infraestrutura do bairro. Entre os questionamentos está a criação de creches. Os comunitários lembraram que a construção de creches foi um das promessas de campanha do então candidato a prefeito, Amazonino Mendes (PTB) em 2008. A tribuna foi proposta pelo vereador Mário Frota (PDT).

Para a presidente da Associação dos Moradores do São Jorge, Maria do Perpétuo Socorro, o local ainda reflete deficiências em áreas como segurança, saúde, infraestrutura e transporte. O bairro tem 59 anos de existência e 24 mil famílias residentes. “Queremos iniciar um trabalho de políticas públicas em busca de melhorias para aquele bairro. Hoje, precisamos de ações em reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), revitalização de praças, recapeamentos, a inserção de mais linhas de ônibus e construção de creches”, questionou a líder, ao dizer que as solicitações significariam melhoria na qualidade de vida da população local.

O vereador Ademar Bandeira (PT) afirmou que durante visita à comunidade constatou precariedade nas instalações da UBS Dr. José Rayol dos Santos. O petista mostrou fotografias que comprovam deficiências na estrutura da unidade. “A comunidade já solicitou uma nova área para construção à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mas não foram atendidos. Quero reforçar o pedido ao Secretário Municipal de Saúde”, disse.

Segundo Mário Frota, a CMM está à disposição para ajudar a comunidade a ter as petições atendidas. Para ele, a tribuna foi válida na discussão do tema. “Esse bairro é um dos mais antigos de Manaus e é importante no contexto municipal e não pode permanecer em situação de abandono. O bairro necessita de melhorias”, concluiu.

Fonte: Priscila Caldas

Fotografia: Plutarco Botelho

http://www.cmm.am.gov.br/noticia_destaque_2006.asp?ID=2494

Leia, na íntegra, o discurso de Maria do Perpétuo Socorro Chagas Batista, presidente da Associação de Moradores do Bairro de São Jorge:

Bairro de São Jorge é tema na Tribuna Popular da CMM

Discurso realizado na Câmara Municipal no dia 18.07.2011.

Senhores, bom dia! Meu nome é Socorro Chagas Batista, moro no Bairro de São Jorge há mais de 40 anos e estou Presidente da Associação de Moradores eleita ontem, 17 de julho na primeira eleição facultativa aberta para toda a comunidade onde votaram 1.335 comunitários que tiveram a oportunidade de escolher seu líder fazendo valer sua cidadania e hoje juntos numa verdadeira parceria: associação de moradores e comunidade iniciamos uma luta para buscar políticas públicas para o nosso bairro que está abandonado porque durante quase 20 anos estagnou de tal forma que fomos perdendo o pouco que tínhamos; a segurança (delegacia), serviços (correios, loteria) e linha de ônibus.

1.Saúde – Precisamos construir uma nova Unidade Básica de Saúde com um porte maior e de preferência com sala de coleta ou laboratório, pois a Unidade Básica de Saúde Dr. Rayol dos Santos que serve a nossa comunidade encontra-se em precárias condições: o telhado (chove mais dentro do que fora), a fossa localizada no meio da recepção, um poste de luz dentro da Unidade, a nebulização que é feita no área externa às salas no calor insuportável porque não tem sala disponível para realização.

1.1 Precisamos reformar nossas Unidades Básicas da Saúde da Família que uma já caiu e não foi reconstruída e outra que também não oferece nem para os servidores condições para servir, nem para a comunidade um atendimento digno.

2. Segurança – Necessitamos urgente de policiamento para o bairro, pois a marginalidade cresce a cada dia e nossas crianças e jovens são levados para o uso e tráfico de drogas, portanto precisamos trabalhar projetos sociais de prevenção à exploração infanto-juvenil.

3. Meio Ambiente – Já existe na comunidade Arthur Bernardes situada entre o São Jorge e São Geraldo um clube de mães que desenvolve a reciclagem. Precisamos fortalecer ações como esta através de oficinas e cursos para a capacitação dessas famílias criando uma cooperativa de reciclagem (coleta seletiva dos resíduos sólidos) para geração de renda e ao mesmo tempo estaremos cuidando do meio ambiente e preservando nossos igarapés, é importante evidenciar que essas famílias já trabalham retirando lixo dos igarapés transformando em objetos artesanais para geração de renda.

4. Infraestrutura - Precisamos urgente da revitalização de nossas praças, do recapeamento das ruas do nosso bairro melhorando sua iluminação.

5.Transporte Buscar melhoria na qualidade do transporte (mais linhas de ônibus circulando no bairro) a linha que temos hoje nos faz esperar até 50 minutos ou mais nas paradas no meio do sol e muitas vezes da chuva porque não temos um abrigo construído porque atende a dois bairros (S. Jorge e Vila da Prata).

5.1 Precisamos de sinalização nas principais vias de acesso e cruzamentos visando prevenção de acidentes uma vez que nosso bairro hoje é rota para os motoristas que querem fugir do engarrafamento das grandes vias.

6. Educação - Necessitamos Implantar uma creche onde as mães possam deixar seus filhos em segurança e de uma escola de educação infantil de tempo integral.

Maria do Perpétuo Socorro Chagas Batista

Presidente da Associação de Moradores do Bairro de São Jorge