quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FROTA QUER FECHAMENTO DA PRAIA DA PONTA NEGRA À NOITE



O vereador ressaltou que em lugar nenhum do mundo existem bombeiros salva vidas fazendo segurança de banhistas em praia durante a noite.
    O balneário da Ponta Negra voltou a ser tema de debate na manhã desta segunda-feira (12) no plenário da Câmara Municipal de Manaus. O vereador Mário Frota (PSDB) defendeu na tribuna, durante o pequeno expediente, o fechamento da praia durante a noite, por entender que é nesse horário que está acontecendo à maioria das mortes por afogamento naquele local, por excesso de bebidas alcoólicas e uso indiscriminado de drogas.
    Frota contou que fez uma visita ao presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), Manoel Ribeiro, no final de semana, onde lhe foi mostrado várias fotos tiradas durante a noite no local em que aparecem jovens, adultos e até idosos vendendo drogas e também fazendo uso delas. “Aquilo ali virou um antro de perdição e insegurança durante a noite”, enfatizou.
    O vereador ressaltou que em lugar nenhum do mundo existem bombeiros salva vidas fazendo segurança de banhistas em praia durante a noite. “Portanto, a solução para se evitar as mortes por afogamento na Ponta Negra é fechar a praia durante a noite e manter uma fiscalização rigorosa. Já o calçadão, que é uma coisa bonita onde as pessoas vão passear, pode ficar funcionando normalmente”, defendeu.
    O vereador Homero de Miranda Leão (PHS) informou que esta semana o secretário Municipal de Infraestrutura (Seinf), Américo Gorayeb, fará uma explanação sobre questões técnicas das obras da Ponta Negra, para se tirar todas as dúvidas com relação às mortes que estão ocorrendo naquela praia e convidou os vereadores a participarem do evento.
    A vereadora Marise Mendes (PDT) lembrou que na paria de Ipanema, no Rio de Janeiro, têm locais onde existem placas proibindo o acesso de banhistas. “É que nesses locais existem os redemoinhos que sugam qualquer objeto para o fundo do mar e então as pessoas respeitam as placas de sinalização. Aqui em Manaus, parece que ninguém respeita e aí acontecem as fatalidades”, disse ela.
    Para a vereadora Cida Gurgel (PRP) que foi a primeira a pedir a interdição da praia por questão de segurança, a explanação técnica sobre as obras da Ponta Negra vem em boa hora. Ela espera que outras providencias sejam tomadas para evitar as mortes dos banhistas no local.

Fonte: Manoel Marques
Fotografia: Plutarco Botelho