sábado, 11 de agosto de 2012

BRASIL TEM DESEMPENHO ABAIXO DO CAZAQUISTÃO NAS OLIMPÍADAS



O Brasil ganhou a sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Londres com a judoca Sarah Menezes. Foto: www.anjobol.com.br
.Texto: Vereador Mário Frota*
Perder para a Alemanha, os Estados Unidos ou para o Reino Unido, pode até parecer normal. Agora, perder para o Quênia, para a Jamaica e o Cazaquistão, aí já demais, É como no dizer do jargão que consagrou o Bóris Casói: “isso é uma vergonha!”
Li o artigo do Félix Valois de hoje e dou-lhe toda a razão quanto às críticas que faz aos responsáveis pelos resultados pífios dos nossos atletas nas olimpíadas em Londres.  Quando, finalmente, o Brasil poderá ser considerado um país olímpico? Por que entra governo e sai governo e os resultados são os mesmos, ou seja, frustrantes.
Que tipo de desculpa podem os nossos governantes justificar os fracassos sucessivos das nossas equipes nesses jogos? É possível que digam que, nessas disputas, só vencem os países desenvolvidos, ricos, como muito dinheiro para gastar na formação de atletas. Mas será que é isso? Por que então a China, um país emergente como o Brasil, está disputando em pé de igualdade com os Estados Unidos da América, o país mais rico e poderoso do planeta?
Desculpa mais esfarrapada essa de que ganhar nas olimpíadas é coisa para país rico. Vários países incomparavelmente mais pobres do que o Brasil estão muito na nossa frente em número de medalhas, a exemplo de Cuba, Jamaica e o Cazaquistão. Por que o desinteresse das nossas autoridades na formação de atletas para competir em jogos olímpicos?
Alguém já disse que o Brasil é o país do futebol. E é verdade. Mas precisamos também investir em outras modalidades esportivas para que, no futuro, não soframos o constrangimento que vivemos agora. O Brasil desabou para o 28º lugar, abaixo do Quênia, uma republiqueta africana. Que é isso? Até parece uma alucinação. Como um País, como o Brasil, pode perder para países que têm tudo para não ganhar medalhas em olimpíadas? Ora, perder para a Alemanha, os Estados Unidos ou para o Reino Unido, países com tradição de grandes vitórias nesse tipo de disputa, pode até parecer normal. Tudo bem.  Agora, perder para o Quênia, para a Jamaica e o Cazaquistão, aí já demais, É como no dizer do jargão que consagrou o Bóris Casói: “isso é uma vergonha!”    

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.