sábado, 1 de janeiro de 2011

PASSAGEM DE NÍVEL NA ROTATÓRIA DO ELDORADO ESTÁ EM ESTUDOS

O líder do PDT na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Mário Frota, apresentou proposta junto à mesa diretora da casa solicitando ao prefeito Amazonino Mendes providências no sentido autorizar estudos de viabilidade técnica para a construção de uma passagem de nível na Rotatória do Eldorado com a finalidade de escoar, com mais eficiência, o trânsito da avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife.

Na sua justificativa o parlamentar entende que a construção de uma obra desse porte vai beneficiar os motoristas que utilizam essa artéria quando se deslocam da Cidade Nova, Parque das Laranjeiras, Parque Dez, Alvorada, Dom Pedro e outros bairros adjacentes. “Manaus tem quase 2 milhões de habitantes e todos os dias são emplacados 170 carros novos, mas não vejo, por parte dos órgãos competentes, ações para comportar essa demanda”, esclarece Mário Frota.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) o estado possui uma frota de 560.341 veículos, sendo que 483.260 circulam em Manaus. Até outubro deste ano, o órgão emplacou 50.651 veículos novos, 20% a mais do que em 2009, quando foram emplacados 42.204, no mesmo período. De janeiro a setembro deste ano foram registrados um total de 3.929 acidentes de trânsito com vítimas lesionadas e 175 mortes.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)

SOBRE O ASSUNTO O VEREADOR MÁRIO FROTA RECEBEU DO SECRETÁRIOAMÉRICO GORAYEB, A SEGUINTE RESPOSTA, QUE PUBLICAMOS NA ÍNTEGRA.

Manaus, 22 de dezembro de 2010.

A Sua Excelência o Senhor

MARIO FROTA

Vereador da Câmara Municipal de Manaus

Assunto: Estudo de viabilidade técnica para a construção de uma Passagem de Nível na Rotatória do Eldorado.

Referência: requerimento n 1713/2010 de 22 de outubro de 2010, recebido na SEMINF em 15/12/2010.

Excelentíssimo Senhor Vereador,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, agradecemos o ilustre vereador pela sugestão apresentada, e pela sua preocupação com o trânsito da cidade de Manaus, que ainda precisa de muitas intervenções, as quais a Prefeitura de Manaus tem atuado dentro das possibilidades orçamentárias.

A Rua Recife, principal via a ser afeta no caso da construção de uma passagem de nível, está sendo objeto de um projeto que está sendo elaborado conjuntamente com a SEMINF e MANAUSTRANS, para que se possam promover melhoramentos à mobilidade de grande parcela da população de Manaus que precisa utilizar esta rota para desenvolver suas atividades.

A implantação de um Sistema Binário nas Avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, cujo projeto em elaboração da SEMINF, certamente irá afetar as vias em seu entorno, e em particular a Rua Recife, que será objeto de estudo detalhado, no desenvolvimento dos estudos de trânsito.

Tendo em vista que somente a construção de passagem de nível, não necessariamente irá atender as soluções desejadas para o trânsito, achamos mais sensato, a avaliação do sistema de trânsito de toda a região afetada, estudos já em andamento, para posterior escolha da solução mais adequada, inclusive que se enquadre dentro dos recursos disponíveis no orçamento do município.

Considerando que o projeto ainda não está concluído e, portanto, ainda está sujeito a alterações, nos sentimos impedidos de apresentar com detalhes para o conhecimento público.

Certos de termos atendido suas solicitações e nos colocando a seu inteiro dispor.

Atenciosamente

AMÉRICO GORAYEB JR.

Secretário Municipal de Infraestrutura

SEMINF