domingo, 29 de maio de 2011

Seminário discute construção de planetário para pesquisa em Manaus

Proposta do vereador Mário Frota (PDT) é que a construção do equipamento seja contemplado no orçamento da prefeitura

Manaus, 27 de Maio de 2011

acritica.com

A instalação de um planetário, um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, foi defendido em seminário realizado nesta sexta-feira (27) no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O autor da proposta, vereador Mário Frota (PDT), pretende incluir o projeto de construção do planetário na Lei de Diretrizes Orçamentárias da Prefeitura de Manaus.

“Existe planetário em Belém, São Paulo, Salvador. Podemos ter um aqui também. A prefeitura pode conseguir recursos do governo federal, por exemplo. É uma possibilidade também de atração para a Copa de 2014”, disse o vereador.

O seminário realizado hoje contou com a participação do vereador Nadir da Silva Neves (PTB), autor do projeto que criou o Planetário Sebastião Sodré da Gama, de Belém (PA); do professor Manoel Reinaldo, diretor do Planetário de Belém (PA), sob a responsabilidade da Universidade Federal do Pará.

Também estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), de Universidades particulares, do presidente da Câmara Municipal de Belém (CMB), Raimundo Castro (PTB) e do vereador Pio Neto (PTB), também da CMB.

Segundo a assessoria de imprensa de Mário Frota, o projeto de emenda ao orçamento do Plano Plurianual da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM), para a construção do Planetário do Amazonas, de autoria do vereador Mário Frota, já foi aprovado pelo Poder Legislativo Municipal e encaminhado para sanção do prefeito Amazonino Mendes.

Planetário é um conjunto de equipamentos científicos de alta tecnologia, totalmente computadorizado e controlado eletronicamente, instalado em um auditório circular, com poder de reproduzir cientificamente o céu, atendendo a inúmeras finalidades, não apenas científicas, mas também didáticas, culturais, turísticas e de lazer.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Seminario-construcao-planetario-pesquisa-Manaus_0_488351234.html

Frota comanda debate pela criação de um planetário em Manaus

"Manaus é uma cidade rica e ainda não temos um telescópio, o que não é justo com nossos filhos, que são privados de ter acesso a um planetário".

A importância da instalação de uma estrutura que proporcione subsídios científicos aos estudantes de Manaus foi o tema do I Seminário para a Criação e Instalação do Planetário do Amazonas. A discussão foi realizada no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta sexta-feira (27) e foi proposta pelo vereador Mário Frota (PDT).

Segundo o propositor da sessão, desde a década de 70 a cidade tem dificuldades em se estruturar no ramo científico. “Uma universidade recebeu um aparelho telescópio e não soube utilizar. Acabamos perdendo o equipamento para uma universidade do Estado da Bahia. Manaus é uma cidade rica e ainda não temos um telescópio, o que não é justo com nossos filhos, que são privados de ter acesso a um planetário”, enfatizou, ao dizer que por dois anos seguidos vem lutando para conseguir aprovar o tema na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com tentativas frustradas.

O projeto de lei instituído pelo vereador Nadir Neves (PTB) em 1995 levou à criação do Planetário paraense “Sebastião Sodré da Gama”, inaugurado em 1999, com funcionamento vinculado à Universidade do Estado do Pará. O local atende a estudantes do primeiro ao terceiro grau, das redes pública e privada de ensino.

De acordo com Cida Gurgel (PRP), que participou da sessão na condição de presidente interina da Casa, a união entre os parlamentares fará a diferença na conquista da aquisição do centro de pesquisas. “Os 38 vereadores precisam abraçar essa causa, que é justa. Um planetário servirá como incentivo para a educação, ciência e tecnologia no estado. Quem não investe em ciência e tecnologia fica preso ao passado”, explicou a parlamentar, ao dizer que vai subscrever a emenda de Frota à LDO, articulando o apoio junto aos vereadores.

Para o diretor do Planetário de Belém, Manoel Reinaldo, esse espaço contribui na decisão profissional dos alunos. “Um local como este é importante para que o jovem decida seu futuro profissional. A universidade precisa de espaços para ministrar não só astronomia, como outras temáticas, o que nem sempre está disponível aos estudantes. Eles precisam ter informações científicas sobre o espaço em que estão inseridos”.

A estudante Débora dos Santos, 16, afirma que a discussão despertou curiosidade e que a construção de um espaço para pesquisa seria interessante. “Apesar de conhecermos pouco sobre o assunto esse debate despertou curiosidades e com certeza, ter acesso a um local como este nos ajudará muito na hora de decidir que profissão queremos seguir”, afirma.

Participaram do evento, também, representantes da comunidade científica do Amazonas, acadêmicos e professores do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), parlamentares e representantes do Planetário criado em Belém (PA), a vereadora Socorro Sampaio (PP) e o ex-Senador, Evandro Carreira.

Fonte: Priscila Caldas

Fotografia: Plutarco Botelho