domingo, 29 de maio de 2011

Frota comanda debate pela criação de um planetário em Manaus

"Manaus é uma cidade rica e ainda não temos um telescópio, o que não é justo com nossos filhos, que são privados de ter acesso a um planetário".

A importância da instalação de uma estrutura que proporcione subsídios científicos aos estudantes de Manaus foi o tema do I Seminário para a Criação e Instalação do Planetário do Amazonas. A discussão foi realizada no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta sexta-feira (27) e foi proposta pelo vereador Mário Frota (PDT).

Segundo o propositor da sessão, desde a década de 70 a cidade tem dificuldades em se estruturar no ramo científico. “Uma universidade recebeu um aparelho telescópio e não soube utilizar. Acabamos perdendo o equipamento para uma universidade do Estado da Bahia. Manaus é uma cidade rica e ainda não temos um telescópio, o que não é justo com nossos filhos, que são privados de ter acesso a um planetário”, enfatizou, ao dizer que por dois anos seguidos vem lutando para conseguir aprovar o tema na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com tentativas frustradas.

O projeto de lei instituído pelo vereador Nadir Neves (PTB) em 1995 levou à criação do Planetário paraense “Sebastião Sodré da Gama”, inaugurado em 1999, com funcionamento vinculado à Universidade do Estado do Pará. O local atende a estudantes do primeiro ao terceiro grau, das redes pública e privada de ensino.

De acordo com Cida Gurgel (PRP), que participou da sessão na condição de presidente interina da Casa, a união entre os parlamentares fará a diferença na conquista da aquisição do centro de pesquisas. “Os 38 vereadores precisam abraçar essa causa, que é justa. Um planetário servirá como incentivo para a educação, ciência e tecnologia no estado. Quem não investe em ciência e tecnologia fica preso ao passado”, explicou a parlamentar, ao dizer que vai subscrever a emenda de Frota à LDO, articulando o apoio junto aos vereadores.

Para o diretor do Planetário de Belém, Manoel Reinaldo, esse espaço contribui na decisão profissional dos alunos. “Um local como este é importante para que o jovem decida seu futuro profissional. A universidade precisa de espaços para ministrar não só astronomia, como outras temáticas, o que nem sempre está disponível aos estudantes. Eles precisam ter informações científicas sobre o espaço em que estão inseridos”.

A estudante Débora dos Santos, 16, afirma que a discussão despertou curiosidade e que a construção de um espaço para pesquisa seria interessante. “Apesar de conhecermos pouco sobre o assunto esse debate despertou curiosidades e com certeza, ter acesso a um local como este nos ajudará muito na hora de decidir que profissão queremos seguir”, afirma.

Participaram do evento, também, representantes da comunidade científica do Amazonas, acadêmicos e professores do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), parlamentares e representantes do Planetário criado em Belém (PA), a vereadora Socorro Sampaio (PP) e o ex-Senador, Evandro Carreira.

Fonte: Priscila Caldas

Fotografia: Plutarco Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria