quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUIOSQUES RETIRADOS DO CENTRO DAVAM ASPECTO DE CUBATA AFRICANA





Texto: Vereador Mário Frota*
Amazonino foi o grande responsável pela tragédia em que se transformou o centro da cidade. Eleito prefeito, em substituição ao Arthur, de forma irresponsável abriu as porteiras e, sem qualquer critério, deixou que a Praça da Matriz e ruas adjacentes fossem tomadas na marra.
As fotos publicadas nos jornais, mostrando quiosques próximos do relógio da Praça da Matriz, retirados a mando do prefeito Arthur Virgílio Neto, em cumprimento à decisão judicial, nos enchem de esperanças de que, muito em breve, poderemos ter o nosso centro histórico resgatado.
Tudo indica que esse foi o primeiro passo do prefeito Arthur Virgílio dando cumprimento a sua promessa de campanha de que, ainda no seu primeiro ano de governo, o centro da nossa Manaus voltaria a ser o lindo cartão postal que as gerações mais antigas conheceram e amaram.
Num segundo momento teremos prédios do centro recuperados e transformados em shoppings populares, a exemplo do que já foi feito com grande sucesso em muitas capitais deste país, como em Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. Manaus, por incrível que pareça, é hoje a única grande cidade brasileira que ainda não resolveu o problema dos seus camelôs.
Nos últimos 20 anos, prefeitos chegavam e saiam e, com medo de desagradar, ou melhor, perder os votos dos vendedores ambulantes, nada faziam para solucionar tão grave problema. Amazonino foi o grande responsável pela tragédia em que se transformou o centro da cidade. Eleito prefeito, em substituição ao Arthur, de forma irresponsável abriu as porteiras e, sem qualquer critério, deixou que a Praça da Matriz e ruas adjacentes fossem tomadas na marra.
Somente agora, surge um prefeito com coragem de enfrentar tal situação, solucionando, sem atritos e com o apoio dos próprios camelôs, um problema que muita gente já não mais acreditava que fosse acontecer. A retirada dos quiosques, que enfeavam; que davam ao nosso centro aspecto de cubata africana, já não existe mais. Manaus tem tudo agora para chegar à Copa com face de cidade civilizada, moderna e acolhedora. 

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.

Foto: http://acritica.uol.com.br/manaus/Lanchonetes-Praca-Relogio-demolidas-Manaus_0_971902836.html