quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LULA É O CHEFE DE TODOS OS CHEFES DO MENSALÃO?




Caso Marcos Valério preste o tal depoimento ao Ministério Público Federal, mais cedo ou mais tarde a bomba vai explodir.
Lembrando o poema ‘E Agora José’, de Drumond de Andrade, pergunto aos excelentíssimos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), o que pretendem fazer, caso o operador do mensalão, Marcos Valério, resolva mesmo denunciar, com a apresentação de provas, outros figurões que integravam a quadrilha, a exemplo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva?
Pessoalmente, depois do que já aconteceu, não posso acreditar que o procurador geral da República e os ministros dos STF ficarão inertes frente a tal fato. Tudo indica que o procurador Roberto Gurgel vai abrir investigações para apurar as novas denúncias, assim como os senhores ministros, sem sombra de dúvida, deverão acatar a representação ministerial.
Caso Marcos Valério preste o tal depoimento ao Ministério Público Federal, mais cedo ou mais tarde a bomba vai explodir. Daí por diante só Deus sabe o tamanho do estrago nas hostes petistas e de outros partidos aliados. Por exemplo, como fica o PT perante o seu eleitorado, vendo o seu “líder supremo” sentado na cadeira dos réus, acusado de chefiar o maior escândalo, com dinheiro público, da história da República? Por fim: sobrevive como instituição partidária?
Não há como negar de que o PT, como partido, surgiu em cima do nome do Lula, o ícone maior da sua existência, desde que foi fundado quando o ex-presidente ainda era um simples dirigente sindical, em São Bernardo dos Campos (SP). O problema é saber, agora, se esse mesmo partido tem como resistir, caso Valério - o administrador do dinheiro roubado do erário para corromper parlamentares a apoiar o PT no Congresso Nacional - sustente e prove, com documentos, o envolvimento de Lula como oCapo di tutti i capi’ (na linguagem da máfia, o ‘Chefe de todos os chefes’) do mensalão. Pessoalmente, tenho lá minhas dúvidas.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM