quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MÁRIO FROTA COMEMORA REABERTURA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS


A batalha travada pelo vereador Mário Frota (PDT) pela reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Manaus está tendo o desfecho esperado por toda sociedade amazonense. O jornal A Crítica de hoje, 19, veicula matéria em que ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a liberação de uma linha de crédito, pelo Ministério da Saúde e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), no valor de R$ 500 milhões para as Santas Casas e outros hospitais filantrópicos do país.
A medida reforça a iniciativa de Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, presidente da Aca (Associação Comercial do Amazonas) que, juntamente com um grupo de empresários dos quadros da centenária entidade, decidiram se empenhar para reabrir a Santa Casa de Manaus, conforme foi amplamente divulgado.
A notícia deixou Mário Frota entusiasmado porque o seu esforço está sendo reconhecido em nível local e nacional. “Por duas vezes expomos, por escrito, ao ministro Temporão e a seus assessores, a situação caótica que se encontrava a Santa Casa de Manaus, quando o convidamos a participar dos seminários de revitalização da entidade. Acredito que, pela lei, ele não poderia beneficiar apenas Manaus, em detrimento de outras capitais, por isso, vários hospitais também poderão ser contemplados com a ação da União”, comemora.
Desde quando assumiu o mandato de vereador, Mário Frota vem se desdobrando com a reabertura da Santa Casa, uma de suas promessas dos discursos de campanha. Nesse período foram realizados dois seminários com a presença dos provedores das Santas Casas de Santos (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Belém (PA), inclusive com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Alberto Carijó. Outras ações de grande repercussão comandada pelo parlamentar foram a coleta de quase 100 mil assinaturas em um abaixo-assinado, pedindo a reabertura do hospital e o mutirão de limpeza que retirou oito caminhões carregados de entulho e lixo das dependências da entidade.
No final do ano passado Mário Frota mandou rezar uma Missa em Ação de Graças, nas dependências do hospital, celebrada pelo Frei Fulgêncio, da capela de São Sebastião, para agradecer as etapas percorridas em prol da revitalização da Santa Casa. “Não quero fazer da Santa Casa plataforma de palanque de campanha, mesmo porque sou pago pelo povo para fiscalizar e denunciar os desmandos públicos. Também não quero ser o ‘pai da criança’ que será registrada por quem lhe der a luz, a ressurgência, mas faço questão de agradecer às pessoas que me apoiaram nessa luta e principalmente à Deus, que tem ouvido minhas preces”, resume o vereador.
Gabinete do vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por: Roberto Pacheco (MTb 426)