segunda-feira, 9 de maio de 2016

CAFÉ DO PINA É TOMBADO COMO BEM IMATERIAL

Café do Pina passa a ser Patrimônio Imaterial da Cidade de Manaus
Mário Frota: “O tombamento do Café do Pina como Bem Imaterial é uma forma de resgatar a história da nossa cidade por meio das suas tradições, línguas e costumes. Os portugueses que aqui chegaram para trabalhar e edificar as suas famílias, deixaram a sua contribuição, com muito suor, para ajudar no desenvolvimento do Amazonas e essa é também uma homenagem aos nossos irmãos patrícios”.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou hoje (9), Projeto de Lei do vereador Mário (PHS), que torna a marca Café do Pina como Patrimônio Imaterial da Cidade de Manaus. O Café do Pina, localizado na Praça Heliodoro Balbi - também conhecida como Praça da Polícia - foi inaugurado no dia 3 de maio de 1951 e hoje faz parte da história da cidade de Manaus por abrigar movimentos culturais e políticos como o Clube da Madrugada e o Projeto Jaraqui.
Na sua justificativa o vereador Mário Frota esclarece que a família Pina chegou ao Brasil na década de 20, fugindo do lastimável estado da economia portuguesa, depois da implantação da República, que transformara Portugal em um país arrasado economicamente, com desemprego em massa. 
Foi nessa época que três portugueses, oriundos de Loriga, Serra da Estrela, chegaram a Manaus. Dois eram irmãos: José Pina e Carlos Pina; o outro, Antônio Pina, era primo dos dois. José Pina fundou o Café do Pina, tornando-se famoso na cidade por tratar todo o mundo de ‘jovem’ e pela qualidade e sabor do seu cafezinho.
O saudoso Senador Jefferson Peres foi um dos intelectuais amazonense que presenciou a inauguração do Café do Pina e fez o seguinte relato: “Em 1950 tinha início uma nova década e, também, a construção de um barzinho, sem nada de especial, mas que iria marcá-la profundamente. O local era um canteiro triangular, em frente ao Guarany, onde havia um antigo chafariz desativado e dois postes de sustentação da tela na qual se projetavam filmes ao ar livre. Ao se erguerem os tapumes, correu o boato de que seria construído um posto de gasolina. A novidade não agradou os ginasianos, que ensaiaram um movimento de protesto e ameaçaram depredar a construção. Pressionado, o então prefeito Chaves Ribeiro aconselhou o proprietário a acelerar as obras, a fim de criar o fato consumado. Diante disso, foi abandonado o projeto original, de forma circular, por outro mais feio, retangular, que pôde ser construído em tempo recorde. O êxito foi imediato e se deveu a uma conjugação de fatores. Em primeiro lugar, sua localização, nas vizinhanças de dois cinemas, três colégios, um quartel, e mais, da então concorridíssima Praça da Policia; segundo a excelência do seu café, talvez o melhor da cidade; e finalmente, a simpatia do proprietário, o português José de Brito Pina, extrovertido e conversador, que em pouco tempo chamava cada um dos frequentadores pelo nome. Batizado oficialmente de Pavilhão São Jorge, o barzinho era conhecido popularmente por Café do Pina e, mais tarde, Republica Livre do Pina”.
Depois da revitalização do Palacete da Província, onde funcionou o antigo Quartel da Polícia Militar, as instalações do Café do Pina se mudou para outro local na mesma  Praça Heliodoro Balbi, sendo agora, na frente da Rua Rui Barbosa, no local conhecido como Coreto do Pina, onde atualmente funciona as reuniões do Projeto Jaraqui,  frequentado por aposentados, intelectuais, turistas, comerciários e empresários.
“O tombamento do Café do Pina como Bem Imaterial é uma forma de resgatar a história da nossa cidade por meio das suas tradições, línguas e costumes. Os portugueses que aqui chegaram para trabalhar e edificar as suas famílias, deixaram a sua contribuição, com muito suor, para ajudar no desenvolvimento do Amazonas e essa é também uma homenagem aos nossos irmãos patrícios”, esclarece Mário. (Por: Roberto Pacheco – MTb 426).

RESTAURANTE CANTO DA PEIXADA É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE MANAUS


 Aldenor Lima, proprietário do Restaurante Canto da Peixada

Mário Frota: “Até hoje ele exibe em uma vitrine, no seu restaurante, as louças e talheres usados pelo Pontífice. Quando Aldenor soube que o papa vinha visitar a cidade de Manaus, procurou o então arcebispo, Dom Hamilton, e pediu para servir a refeição para o Papa João Paulo II. O cardápio da janta foi caldeirada de tucunaré. O Papa gostou tanto que no outro dia quis almoçar novamente o nosso peixe, quando comeu costela de tambaqui na brasa”.
Projeto de Lei de autoria do vereador Mário Frota (PHS), que torna o Restaurante Canto da Peixada como Bem Imaterial do patrimônio histórico e cultural de Manaus, foi aprovado hoje (9) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O Canto da Peixada foi inaugurado no dia 1º de maio de 1974, no Dia do Trabalhador.
Aldenor Ernesto de Lima, proprietário do restaurante, nasceu em 27 de agosto de 1938, no Careiro da Várzea. Em 1962 trabalhou no garimpo de ouro no rio Tapajós; em 1965 foi estivador no Porto de Manaus; em 1966 trabalhou garimpeiro de cassiterita, em Rondônia, no rio Massangana; em 1966 foi garimpeiro no alto Paraguai, no estado de Mato Grosso. Na ocasião não tinha dinheiro para retornar para Manaus e, por intermédio do desembargador Carlos Avallone, de Cuiabá, e da amizade que fez com o mecânico da Paraense Transportes Aéreos, voltou para Manaus escondido no banheiro do avião.
Em 1973 trabalhou na antiga Jonasa, como prático. Foi então que em 1° de Maio de 1974 junto com seu amigo Luis Martins (conhecido alfaiate da época) abriu o Restaurante Canto da Peixada, com um fogão doméstico, um freezer emprestado e 200 cruzeiros emprestados do seu pai (na época um salário mínimo era 240,00 Cruzeiros). Depois de 2 anos Luis Martins saiu da sociedade. Na época existiam alguns restaurantes que ficavam de esquina: Canto da Alvorada, Canto da Saudade e Canto do Galeto, foi daí o nome de Canto da Peixada.
No começo só abria de noite e funcionava até as 6 horas da manhã, quando os antigos boêmios vinham das festas e tomavam a tradicional caldeirada de tucunaré e bodó para tirar a ressaca. Naquela época não existia os fast-food de hoje. Comida de fim de festa era o famoso caldo de peixe.
Localizado no bairro da Praça 14 há 42 anos, o local é um dos mais antigos restaurantes de Manaus. Seus clientes são trabalhadores da região, turistas, pessoas anônimas a famosos.
De acordo com Mário Frota, o mais ilustre dos clientes que Aldenor Lima já serviu e o que é motivo de seu maior orgulho, foi o Papa João Paulo II, em 1980. “Até hoje ele exibe em uma vitrine, no seu restaurante, as louças e talheres usados pelo Pontífice. Quando Aldenor soube que o papa vinha visitar a cidade de Manaus, procurou o então arcebispo, Dom Hamilton, e pediu para servir a refeição para o Papa João Paulo II. O cardápio da janta foi caldeirada de tucunaré. O Papa gostou tanto que no outro dia quis almoçar novamente o nosso peixe, quando comeu costela de tambaqui na brasa”, lembra o autor do projeto. (Por: Roberto Pacheco – MTb 426).

DECRETO CONCEDE MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS AO ARTISTA PLÁSTICO RUI MACHADO


 Rui Machado vai receber a Medalha de Ouro Cidade de Manaus

Mário Frota: “Sinto-me orgulhoso de ser o autor da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao amigo Rui Machado, considerado como um dos mais importantes artistas plásticos do Amazonas. Homenagem mais do que merecida”.
Projeto de Decreto Legislativo que concede ao Artista Plástico Rui Machado de Oliveira, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, foi aprovado hoje (9) na Câmara municipal de Manaus (CMM), pelos relevantes serviços prestados ao setor de arte e a divulgação da cultura do Estado do Amazonas. A honraria será outorgada no próximo dia 17 de junho.
Rui Machado, nasceu em 17 de agosto de 1956, na cidade de Manaus (Am), filho de Ignácio Oliveira e Aurora Machado de Oliveira, ele português e ela amazonense, de Barcelos, no médio Rio Negro, cidade que foi a primeira capital do estado. Filho mais novo de três irmãos, sendo que suas duas irmãs Fátima e Sônia nasceram em Piloto, uma pequena vila nas proximidades de Barcelos.
Em sua infância teve o primeiro contato com os povos da floresta, pois um tio de seu pai, um português de nome Albino, era “coronel de barranco”, um grande comerciante no Rio Negro, que trabalhava com produtos extrativistas, tendo vários empregados nativos, trazia alguns para trabalharem nos serviços domésticos ou para fazerem tratamento de saúde na capital, também trazendo objetos exóticos como bancos, tupés (esteiras), arcos, flechas, cerâmicas e muito da cultura e arte indígena, talvez daí o começo de sua grande paixão pela causa indígena e por toda a Amazônia.
Um fato curioso é que quando sua mãe veio dar a luz em Manaus, quem levou a mala dela até a casa da parteira de nome Etelvina, na Rua Epaminondas, em frente ao Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, foi um índio Tukano ou Yanomami (não se sabendo ao certo a etnia), de nome Camilo.
Estudou o primário no Grupo Escolar Ribeiro da Cunha, e o segundo grau no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Logo cedo começou a se interessar por arte em geral: desenhava, pintava, escrevia, fazia talhas e esculturas. Nos anos 60 teve uma breve passagem pela Pinacoteca do Estado do Amazonas, num curso de desenho e pintura, tendo contado com grandes mestres das artes plásticas como, Moacir Andrade, Hanneman Bacelar, Álvaro Páscoa, Afrânio Castro e Manoel Borges. No começo dos anos 70 circulou por alguns grupos de teatro em Manaus e estudou alguns meses nos Estados Unidos da America do Norte.
Em 1976, trabalhou alguns meses na Companhia Aérea Cruzeiro do Sul, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus. No mesmo ano, ingressou no Banco do Brasil, na agencia centro Manaus, onde trabalhou durante 34 anos na Carteira de Comércio Exterior, aposentando-se em 2010.
Em 1982 realizou sua primeira exposição individual com o incentivo do jornalista Carlos Aguiar e a apresentação de Moacir Andrade, a mostra “Travessia” aconteceu no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hanneman. Daí não parou mais de produzir, fazendo muitas exposições individuais e coletivas. Em 1984 lançou seu primeiro livro de poesias “Anjos e Mistério”. No mesmo ano também criou a escultura “Baiacu de Ouro”, um troféu para o jornalista Carlos Aguiar premiar os destaques amazônicos. Em 1988 criou os troféus “Índios de Ouro e de Prata” para a mostra de cinema do I Encontro Cultural das Amazônias - evento patrocinado pela Fundação Cultural do Amazonas.
Em 1982 e 1984 foi premiado em dois salões nacionais patrocinados pelo Banco do Brasil. Em 1989 recebeu Menção Honrosa no “Salão Suframa de Artes Plásticas”. Em 1997 recebeu “Diploma de Honra ao Mérito pela Contribuição a Cultura Amazonense”, outorgado pela Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM). Em 2011 recebeu a “Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes”, pela Academia Amazonense de Letras.
No ano de 1995, conheceu o compositor parintinense J. Carlos Portilho, que depois de ler seus poemas o levou para o Boi Bumbá Caprichoso, onde compôs durante 3 anos para o referido boi. Depois surgiram outros parceiros e hoje tem composições gravadas em mais de 30 CD’s. Já ilustrou mais de 40 capas de livros, CD’s, guias, lista telefônica, programa de um concerto de Arthur Moreira Lima e um rótulo de guaraná, nos Estados Unidos. Teve trabalhos publicados em todos os jornais e revistas de Manaus e em revistas nacionais como Vogue, Terra, Isto É, BB.Com, jornal O Globo, além de outras publicações internacionais.
       “Sinto-me orgulhoso de ser o autor da Medalha de Ouro Cidade de Manaus ao amigo Rui Machado, considerado como um dos mais importantes artistas plásticos do Amazonas. Homenagem mais do que merecida”, destaca Mário. (Por: Roberto Pacheco - MTb 426)


MÁRIO FROTA: PT PRECISA PEDIR PERDÃO AO POVO BRASILEIRO E DILMA DEVE CONSULTAR UM PSIQUIATRA



Mário Frota: Dilma precisa de um psiquiatra, com urgência, porque ela não se conforma com o impeachment.
 Mário Frota: “O PT precisa, também, pedir perdão à Nação Brasileira por ter assaltado o erário durante 13 anos, em nome de um projeto de poder. O Brasil está sem comando e a presidente Dilma deve consultar um psiquiatra, com urgência, porque ela não se conforma com o impeachment com medo de ser descobertas mais falcatruas do PT”.
Ao discursar agora, do Plenário da Câmara, durante o Pequeno Expediente, o vereador Mário Frota (PHS) comentou matéria do jornal Folha de São Paulo sobre o pedido de desculpas ao povo brasileiro que a Construtora Andrade Gutierrez vai divulgar hoje (9), depois de ser condenada pela operação Lava Jato.
A empresa investigada fechou acordo de leniência, homologado na última quinta-feira (5/Mai) pelo juiz Sérgio Moro, no qual concorda em pagar R$1 bilhão em indenização.
De acordo com a Folha, no texto a ser veiculado com o título: “Pedido de desculpas e manifesto por um Brasil melhor”, a empresa afirma que reparará os danos e apresenta propostas referentes a licitações e contratos para obras públicas.
Segundo depoimentos dos 11 ex-executivos condenados, que fizeram acordo de delação premiada, a Andrade Gutierrez fez pagamentos de propina em obras da Copa do Mundo, da Petrobras, da usina nuclear de Angra 3, da hidrelétrica de Belo Monte e da ferrovia Norte-Sul.
Depois de comentar a matéria, Mário Frota aproveitou a oportunidade para mandar um recado para o Partido dos Trabalhadores. “O PT precisa, também, pedir perdão à Nação Brasileira por ter assaltado o erário durante 13 anos, em nome de um projeto de poder. O Brasil está sem comando e a presidente Dilma - que não fala mais nem com o copeiro com medo de vazar suas conversas para a imprensa - deve consultar um psiquiatra, com urgência, porque ela não se conforma com o impeachment com medo de ser descobertas mais falcatruas do PT”, afirma Mário. (Roberto Pacheco - MTb 426).