quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DINHEIRO PÚBLICO DESCENDO PELO RALO DA CORRUPÇÃO



Amazonino manda instalar falo gigante "urinando" à entrada do Mindu
Para ajudar amigos e a si próprios prefeitos investem milhões em projetos que não levam a nada, a não ser ao enriquecimento dos amigos do peito.
Texto: Vereador Mário Frota*
Por morar próximo ao Parque 10, vez por outra dou de cara com a fonte construída pelo Amazonino Mendes em frente à entrada do Parque do Mindu. Apesar de me esforçar, confesso que não consigo encontrar uma explicação razoável para aquela coisa feia, de tremendo mal gosto, erguida, em forma de um imenso cilindro em aço inoxidável, por cima da fonte.
Na busca por uma resposta que me satisfaça, todas as vezes procuro ouvir as pessoas que encontro na área, principalmente em papo com os compradores da Loja Constrói, muitos deles velhos conhecidos.  Pelo que tenho ouvido, até hoje ninguém entendeu o significado do tal monumento e, como não poderia deixar de ser, as pessoas começam a rir e, naturalmente, partem para a pilhéria e gozação.
O que mesmo quis dizer o Amazonino com aquele cilindro imenso, brilhando ao sol, que atravessa a fonte em quase toda a sua extensão? Pelo o que tenho ouvido, gregos e troianos não tem resposta.  É por isso que muitos terminam enveredando para certas piadas impublicáveis, que poderiam deixar o ex prefeito fulo, com vontade de processar os brincalhões que o expõem ao ridículo sempre que alguém fala, por exemplo, que o cilindro que aponta para o céu pode ter sido inspirado numa parte do corpo do homem que, entre outras funções, é usado para urinar.
Por que se gasta tanto em obras públicas que não trazem nenhuma contribuição à sociedade? Não seria mais barato, razoável e estético, caso o Amazonino tivesse mandado construir, naquela área, por exemplo, uma praça de convivência social, com jardins e bancos, em torno de um busto de alguma autoridade com serviços prestados ao nosso município?
Os governantes daqui teimam em não consultar o povo e, ao seu bel prazer, constroem o que lhes dá na telha, a exemplo do Alfredo Nascimento que, quando prefeito, fez construir uma centena de paradas de ônibus em aço e vidro que não protegem o povo do sol e da chuva, ou seja, quando o sol esquenta, elas fritam e, quando chove, ficam ensopadas. O mesmo prefeito importou milhares de palmeiras imperiais, uma espécie estranha à terra, que não produz fruto ou um mínino de sombra. Plantadas em muitas avenidas, não sobreviveram ao primeiro verão. Para ajudar amigos e a si próprios investem milhões em projetos que não levam a nada, a não ser ao enriquecimento dos amigos do peito. E tome dinheiro descendo pelo ralo da irresponsabilidade e da corrupção.
*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.