domingo, 2 de março de 2014

SEIS MINISTROS NOMEADOS POR LULA E DILMA, DOCILMENTE, CONTRA TUDO E TODOS, INOCENTOU A CÚPULA PETISTA







Richard Nixon entregou as fitas do Watergate e, dias depois, por medo de enfrentar um processo de cassação por impeachment, renunciou ao mandato.


Por: Vereador Mário frota*
Comparado ao que aconteceu aqui, Watergate é fichinha, café pequeno. Enquanto o escândalo que mais abalou a história americana envolvia espionagem, aqui a direção do PT foi pega roubando milhões do dinheiro público. Desse Brasil sinto vergonha. Depois desse exemplo debochado, vergonhoso e infame, que esperança ainda podemos ter no futuro desta infelicitada nação?
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), absolvendo os corruptos da cúpula petista de crime de formação de quadrilha estarreceu a nação, e provocou pelas redes de comunicação, via internet, uma verdadeira enxurrada de protestos jamais ocorridos desde o surgimento desse instrumento de comunicação social. Pessoalmente, confesso que fiquei perplexo, triste e decepcionado como brasileiro que lutou contra a ditadura militar pela redemocratização do País, por acreditar que, num sistema democrático, onde o povo vota livremente nos seus candidatos, as instituições nacionais seriam fortalecidas e o povo respeitado.
Dentre os três poderes da República, dois são políticos, o Executivo e o Legislativo, pois que os seus integrantes são eleitos pelo povo com mandato por tempo determinado. Já o Poder Judiciário, com os seus membros vitalícios, além de outras prerrogativas constitucionais, restringe-se ao exame e julgamento das leis emanadas pelo Poder Legislativo, em caráter concreto. Segundo o Barão de Montesquieu, o idealizador desse sistema tripartite dos poderes do estado, o mais importante é o Legislativo por ser o detentor da soberania nacional.
Obviamente que os três poderes são igualmente importantes na sua esfera de Poder.  No entanto, é no Judiciário que a sociedade mais deve confiar, pois que se trata da porta aberta, a última esperança dos indivíduos na busca da Justiça. Os demais poderes podem até falhar com a sociedade, mas nunca o Judiciário. Quando isso acontece, em quem o povo ainda pode creditar?  O Executivo e o Legislativo, poderes que têm os seus integrantes eleitos pelo povo, em suas fileiras existem pessoas honradas, bem intencionadas, mas também, por culpa dos eleitores, estão eivadas por pilantras, vigaristas que buscam mandatos como o objetivo de fazer negócios, de se darem bem.
Volto a inicial para dizer que o Poder Judiciário, no meu modo de entender, é a última esperança dos cidadãos e cidadãs na obtenção de Justiça. Rui Barbosa costumava dizer que o povo norte americano olhava com desconfiança os poderes Executivo e Legislativo do seu País, mas nunca em relação ao Judiciário, reverenciado pelos estadunidenses com o mais profundo respeito. E Rui tinha razão, senão vejamos.
Quando do episódio Watergate, considerado o maior escândalo da história dos Estados Unidos da América, a Suprema Corte, instada pelos advogados do partido democrata, determinou que o presidente Richard Nixon entregasse as fitas de gravações feitas na Casa Branca. Foi a gota d´água que faltava. Nixon as entregou e, dias depois, por medo de enfrentar um processo de cassação por impeachment, renunciou ao mandato.  O fato mais importante nessa história é que os quatro ministros nomeados Nixon, dos nove que integravam àquele tribunal, votaram pela entrega das gravações.  
Ora, aqui se deu o contrário, seis ministros nomeados por Lula e Dilma, docilmente, contra tudo e todos, inocentou a cúpula petista, comprovadamente envolvida no maior escândalo de roubo de dinheiro público da história deste País. Comparado ao que aconteceu aqui, Watergate é fichinha, café pequeno. Enquanto o escândalo que mais abalou a história americana envolvia espionagem, feita por picaretas do partido Republicano na sede do partido Democrata, fato que provocou a queda de um presidente da República, aqui a direção maior do partido de Lula, na época presidente da República, foi pega com a mão na massa, roubando milhões do dinheiro público, com objetivo podre de corromper parlamentares federais a votar nos projetos de interesse do governo.
O único petista importante que ficou de fora foi Lula que, sem tremer a cara, afirmou que não viu e não sabia de nada. Esse não é Brasil que meus pais sonharam para mim e não é o que desejo para os meus filhos. Desse Brasil sinto vergonha, vergonha quando leio nos jornais que pesquisas internacionais apontam o nosso Brasil entre os mais corruptos do Planeta. Depois desse exemplo debochado, vergonhoso e infame, perpetrado contra a nação brasileira indefesa, que esperança ainda podemos ter no futuro desta infelicitada nação?

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e redação da CMM.