sábado, 1 de maio de 2010

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS: HISTÓRIA EM DVD





SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MANAUS: HISTÓRIA EM DVD. O vereador Mário Frota está desenvolvendo em Manaus e na região dos municípios metropolitanos do Amazonas, um amplo trabalho de conscientização pública junto à sociedade constituída com a finalidade de sensibilizar as autoridades pedindo a reabertura do hospital e maternidade Santa Casa de Misericórdia de Manaus que se encontra com as portas fechadas há mais de 5 anos por falta de recursos para a sua manutenção e dívidas de mais R$ 18,5 milhões com encargos trabalhistas, fornecedores e a previdência social.
Lutar pela reabertura da Santa Casa fez parte dos discursos de campanha que Mário Frota prometeu aos seus eleitores nas eleições de 2008. Para cumprir parte da promessa o vereador já percorreu várias etapas com seu projeto de revitalização dessa maternidade e sua primeira ação foi uma Audiência Pública que aconteceu na Câmara Municipal de Manaus (CMM); a segunda etapa foi a coleta de quase 90 mil assinaturas em um abaixo-assinado, pedindo a sua reabertura; a terceira fase foi a realização do I-Seminário de Revitalização da Santa Casa, que aconteceu no Taj Mahal Hotel, com a presença de Luiz Alberto Carijó, presidente da CMM, dos provedores das Santas Casas de Santos (SP) e Porto Alegre (RS), além de outras autoridades do setor de saúde; depois foi realizado um grande mutirão de limpeza, com a participação de mais de 200 voluntários, quando foram retirados 8 caminhões carregados lixo e entulhos das dependências do hospital e, no final do ano passado, frei Fulgêncio, da Paróquia de São Sebastião, celebrou uma Missa em Ação de Graças para agradecer a todas as pessoas que ajudaram nessa campanha.
Nessa outra etapa da proposta de reabertura da Santa Casa foram produzidos 2 mil DVDs (mas a meta é de 10 mil unidades), contando parte da sua história e os caminhos percorridos com a finalidade de reabrir suas portas. De acordo com Mário Frota, todas essas propostas, que poderão ser observadas no DVD, foram ordenadas de maneira consciente e com responsabilidade para não fazer do evento uma plataforma de palanque eleitoral. “A Santa Casa é um legado dos nossos irmãos portugueses que tem mais de um século de existência, portanto, faz parte da nossa história e a volta das suas atividades normais é uma questão de dignidade”, lembra.
Na contra capa do DVD tem uma breve história da fundação da Santa Casa de Misericórdia e esse material de divulgação está sendo distribuído às empresas, aos patrocinadores, autoridades do setor, entidades de classes, à sociedade constituída, aos estudantes de escolas públicas e privadas de todos os níveis e demais interessados. Para solicitar uma cópia do DVD basta ligar para o gabinete do vereador Mário Frota: (92) 3303-2790.
Gabinete do Vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Fonte: Roberto Pacheco
Jornalista (Mtb 426)