segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Santa Casa pede Misericórdia!



Há oito anos venho lutando pela revitalização da Santa Casa de Misericórdia de Manaus. Até criei uma frase “A Santa Casa pede Misericórdia”.
Mas como dizem que uma andorinha só não faz verão, não consegui fazer muita coisa. Mas eu alertei as autoridades que se não fosse feito logo um trabalho sério de revitalização a Santa Casa iria ruir.
E a ação da natureza foi terrível nos últimos anos. E aí está a nossa Santa Casa em razão do abandono dos nossos governantes.
Três governadores passaram nesse tempo. Os três eu visitei pessoalmente: Eduardo Braga, Omar Aziz e José Melo. Os três me prometeram que iriam ajudar a revitalizar a nossa Santa Casa de Misericórdia.
E não fizeram nada.
O último, o governador José Melo, chegou a se comprometer publicamente que iria resgatar a Santa Casa e nada fez. Mandou colocar uma cerca, colocou duas pessoas desarmadas para tomar conta do prédio e foi pior, porque as pessoas e marginais entravam acobertadas pela cerca devastaram e destruíram de vez o que ainda existia do hospital.
Hoje quem entra no prédio vai ver um edifício completamente degradado, destruído e com enormes dificuldades, na minha opinião, de ser revitalizado. Pode até ser reconstruído, mas acho muito difícil que isso aconteça nos padrões em que foi construído há 130 anos.
Deixaram a Santa Casa ser destruída. Uma herança da medicina portuguesa veio abaixo. Quem quiser olhar que veja.
E não foi falta de aviso.
Quando eu assumi o mandato de vereador oito anos atrás, me comprometi perante a sociedade e perante o povo que eu iria lutar pela Santa Casa. Foi uma das minhas bandeiras de campanha: a revitalização da Santa Casa.
E eu briguei. Eu lutei. Cheguei a trazer pessoas de fora, de outras santas casas espalhadas pelo País, para promover palestras aqui. Trouxe o administrador da Santa Casa de Santos (SP), o administrador da Santa Casa de Porto Alegre (RS), o administrador da Santa Casa de Belém (PA) e da Santa Casa de Fortaleza (CE).
Por que Manaus é a única capital do País que tem uma Santa Casa destruída? Todas as outras em todo o Brasil estão erguidas, atendendo o público como acontecia na nossa Santa Casa no passado.
O hospital mais antigo de Manaus está destruído. Seus telhados desabaram, as paredes estão todas arrebentadas, a parte de madeira, que era linda, e os vitrais todos destruídos. Os marginais já levaram todas as lâmpadas, a fiação elétrica, ar condicionado, tudo.
Havia aqui uma sala, que eu ainda cheguei a ver, repleta de equipamentos moderníssimos que não foram nem usados e ficaram guardados em uma local na época em que a Santa Casa já estava em dificuldades e problemas, que desapareceram.
Foram levados ninguém sabe para onde e nem por quem.
Qual a família amazonense que não tem uma dívida com a Santa Casa de Misericórdia? Minha mãe teve dois filhos aqui. Tanta gente que aqui nasceu, que teve suas doenças tratadas nesse local.
Há um sentimento de amor profundo no nosso povo por esse grande hospital, que infelizmente foi abandonado por nossas autoridades.
Eu vou continuar nessa luta. Na esperança que um dia nossa Santa Casa seja salva.
       Veja o vídeo da minha visita no início de setembro de 2016: https://www.facebook.com/MarioFrota2?fref=nf&pnref=story.unseen-section

#SalveaSantaCasa