quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AFONSO LOBO É HOMENAGEADO NA CMM COM ‘MEDALHA DE OURO CIDADE DE MANAUS’ DURANTE SESSÃO SOLENE



Homenagem à Lobo é fruto de um decreto legislativo de autoria do vereador Mário Frota


“Ao longo de quase 40 anos de vida política tenho feito poucas homenagens. Sou cauteloso e exigente com as pessoas que escolho para receber uma honraria como esta. Por isso, quero dizer que me sinto orgulhoso em homenagear o Afonso Lobo, que tanto, ainda, contribui com o nosso Estado. É uma honra, meu amigo, colocar no seu peito esta medalha. Continue lutando como homem bravo e destemido que o senhor é”, ressaltou Mário Frota.


07/10/2015 14:11h
O secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo Moraes, recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à capital amazonense e ao Estado. A homenagem, de autoria do vereador Mário Frota (PSDB), ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante sessão solene, com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.
Durante a cerimônia presidida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS), o proponente da homenagem entregou a medalha ao secretário e destacou que a criteriosa honraria equivale aos longos anos de dedicação profissional aos serviços da sociedade manauara, por sua luta, história e administração exemplar frente ao Fisco Estadual.
“Ao longo de quase 40 anos de vida política tenho feito poucas homenagens. Sou cauteloso e exigente com as pessoas que escolho para receber uma honraria como esta. Por isso, quero dizer que me sinto orgulhoso em homenagear o Afonso Lobo, que tanto, ainda, contribui com o nosso Estado. É uma honra, meu amigo, colocar no seu peito esta medalha. Continue lutando como homem bravo e destemido que o senhor é”, ressaltou Mário Frota.
Na oportunidade, Wilker Barreto completou dizendo que a Casa cumpre de forma honrosa o dever de homenagear os cidadãos de Manaus pelos grandes serviços à população e à cidade. “A honraria é justa e significativa, porque vê na pessoa de Afonso Lobo uma figura de referência para o Estado do Amazonas”, acrescentou o presidente.
Firme e conciso em seu pronunciamento, Afonso Lobo destacou que a homenagem reporta todo o seu esforço profissional na contribuição de um Estado melhor, em especial na luta pela desigualdade. “Exerço com paixão a minha profissão, e é como economista que vejo a importância da arrecadação tributária para a qualidade de vida dos mais necessitados e melhoria da cidade de Manaus com os impostos arrecadados pelos nossos gestores”, observou Afonso Lobo.
“Por meio desta homenagem, compartilho a minha história de vida e jornada profissional desde os momentos vividos nas barrancas do seringal de Humaitá, onde nasci até o momento em que vim para Manaus em busca de melhores condições de vida. É com muita satisfação que venho a esta Casa Legislativa rever amigos e receber esta honraria”, agradeceu Lobo.
Na sessão solene também prestigiaram o secretário de Estado da Fazenda, a desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Maria das Graças Figueiredo, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria do Socorro Guedes Moura, o representante do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Mário Melo, o secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, o subsecretário Municipal da Receita (Semef), Francisco Moreira Filho, o capitão Luciano Pollazzon, do 9º Comanado do Distrito Naval e o tenente Pilar Farias, do comando Militar da Amazônia, entre outros convidados.
Sobre o homenageado
Natural de Humaitá e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Afonso Lobo é servidor de carreira da Sefaz-AM, tendo ingressado por meio de concurso público há 25 anos, no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais. Antes da Sefaz-AM, foi, no período de 1986 a 1989, técnico do Tesouro Nacional da Receita Federal e fiscal de tributos municipais da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) em 1989.
Como técnico do Fisco Estadual, Afonso conduziu, como secretário-executivo da Receita, o processo de revisão e reformulação da Lei de Incentivos Fiscais do Estado, além de representar o Estado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) com propostas do Amazonas para a Reforma Tributária, assim como na defesa dos interesses da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Texto: Valdete Araújo – DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM