segunda-feira, 9 de setembro de 2013

QUAL A DATA MAIS IMPORTANTE PARA O BRASIL: SETE DE SETEMBRO OU 15 DE NOVEMBRO?




O marechal Manuel Deodoro da Fonseca destituiu o imperador, D. Pedro II, e assumiu o poder no país. A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.


Texto: Vereador Mário Frota*
15 de Novembro, a data que definiu o país que somos hoje... A tão sonhada democracia chegou em 1985, com a eleição de Tancredo Neves e, com ela, eleições de vereador a presidente da República. Hoje, caminhando para o ocaso da vida, continuo na minha luta por um país que sirva aos nossos filhos.
Ao contrário do Sete de Setembro, dia da Independência do Brasil, comemorado em todo o país, com desfiles escolares e militares, o 15 de Novembro, data da Proclamação da República, é pouco lembrado, comemorada de forma tímida, morna, infelizmente ignorada pela maioria do nosso povo. A sua popularidade está longe das comemorações regionais, como o Dois de julho, na Bahia; o Treze de Março, no Piauí; o Vinte de Setembro, no Rio Grande do Sul; ou o Nove de Julho, em São Paulo.
Muitos desses eventos históricos, que exaltam vitórias, confrontos ou revoltas locais, são até desconhecidos por brasileiros que vivem em outros Estados. Todas são datas importantes. Tudo bem. O que não dá para entender é como essas efemérides localizadas são, nos dias de hoje, melhor comemoradas do que o 15 de Novembro, a data que definiu o país que  somos hoje.
O Brasil, na época, governado pelo imperador Pedro II, era uma ilha rodeado de repúblicas por todos os lados. Para melhor entendimento do ocorrido naqueles tempos, aconselho a leitura de um livro recém chegado às livrarias, intitulado ‘1889’, assinado pelo historiador Laurentino Gomes. Escrito em estilo jornalístico, o leitor fica preso à narrativa, do início ao fim, do livro. Trata-se de uma obra prima do gênero.
Faço aqui três indagações que não querem calar:
1ª - A fase do Império foi mais amada pelo nosso povo do que a da República?
2ª - Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Império, eram mais honestos do que os administrados pela República?
3ª - Continuasse Império, teria o Brasil evoluído no mesmo sentido de monarquias constitucionais, avançadas política e socialmente, a exemplo da Inglaterra, Holanda e Bélgica? 
Sintetizando tudo: tem orgulho o povo brasileiro pela República que temos, enodoada por sucessivos escândalos envolvendo roubo do dinheiro público, a exemplo do mensalão e de outras roubalheiras não menos cabeludas? No início da minha carreira política, ainda muito jovem, com menos de 30 anos, na condição de deputado federal pela oposição, combatendo a ditadura militar, acreditava, piamente, que o Brasil só seria salvo quando retornasse à democracia, pois, somente por intermédio dela, poderíamos construir o país sonhado pelos nossos antepassados.
A tão sonhada democracia chegou em 1985, com a eleição de Tancredo Neves e, com ela, eleições de vereador a presidente da República. De lá para cá são exatamente 28 anos. Em que mudou o Brasil? Hoje, caminhando para o ocaso da vida, continuo na minha luta por um país que sirva aos nossos filhos. Quando exatamente isso vai acontecer? Será que os meus netos ainda vão continuar na mesma ladainha que ouvia, ainda quando criança, ser o Brasil o país do futuro? Quando é mesmo que ele vai ser o país do presente, do agora?  Esta é outra pergunta que também não quer calar.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.