sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

POR QUE OS DEPUTADOS ESTADUAIS DEMORARAM EM INVESTIGAR OS CRIMES DO PREFEITO ADAIL?





Por: Vereador Mário Frota*
Por que, só agora, a pressa dos ilustres legisladores em investigar tais delitos? É interessante que a imprensa local que ora divulga a tal CPI, não questiona a razão que levou a Assembleia a emudecer sobre o assunto esse tempo todo.
Perguntar não ofende: por que só agora, depois que a TV Globo, respaldada nos trabalhos da CPI da Câmara dos Deputados, trouxe ao conhecimento público o escândalo envolvendo o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, em crime de pedofilia, é que alguns deputados da nossa Assembleia acordaram para tão grave problema e resolveram, dando uma de salvadores da pátria, criar uma CPI para investigar tudo o que já foi levantado e investigado tanto pelo Ministério Público do Estado (MPE), como pela CPI de Brasília? O que está em jogo agora não é mais o fator investigação, isso já foi feito, mas o Poder Judiciário julgar e punir os envolvidos nesse crime hediondo que clama aos céus por justiça.  
O que levou tal retardamento por parte dos integrantes do nosso legislativo estadual? Questiona-se a morosidade do Judiciário e do Ministério Público, mas ninguém discute a razão do porquê da demora dos deputados estaduais em investigar, via CPI, os crimes do prefeito Adail perpetrados contra meninas, para não dizer crianças, denunciados há  coisa de 10 anos pela imprensa local.  Por que, só agora, a pressa dos ilustres legisladores em investigar tais delitos? É interessante que a imprensa local que ora divulga a tal CPI, não questiona a razão que levou a Assembleia a emudecer sobre o assunto esse tempo todo.
Esses senhores que agora saem em desabalada carreira e tentam criar uma CPI, pegando uma carona nas investigações da CPI da Câmara dos Deputados, o fazem com olho nas eleições que se aproximam, com objetivo de tirar uma casquinha de um assunto que explode na mídia nacional, em especial na TV Globo. Mero teatrinho. Quanta decepção! Por que não a constituíram essa CPI no ano passado? Ora, não é preciso ser muito inteligente para entender que a CPI jamais sairia se não tivéssemos eleição em outubro vindouro. Alguém duvida?
É por causa do comportamento demagógico e eleitoreiro dos seus representantes - e isso acontece em todas as esferas do poder político - é que o povo cada vez menos acredita na classe política deste País.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.