quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA EM PROL DA SANTA CASA

"Venha participar de uma manifestação pública que acontecerá neste próximo sábado, dia 1º de outubro, às 09:00h, na esquina das avenidas 7 de setembro com a Eduardo Ribeiro".

A Santa Casa de Misericórdia de Manaus, que já foi o principal Hospital e Maternidade do Estado, referência na Região Norte, está com suas atividades paralisadas há mais de 7 anos, abandonada pelas autoridades. Nesse período contraiu uma dívida de R$ 25 milhões com fornecedores, serviços e encargos trabalhistas. Seus equipamentos já estão obsoletos e suas instalações necessitam urgentemente de reforma para que o prédio não venha desabar em consequência de goteiras e falta de manutenção.

Ao longo desses três últimos anos venho realizando, constantemente, várias manifestações públicas para chamar a atenção das autoridades, mostrando-lhes argumentos pautados por meio de pesquisas científicas, sob a necessidade da reabertura da Santa Casa, como o único hospital conveniado com o Governo Federal, localizado no centro de Manaus para atender pacientes dos bairros adjacentes e do interior do Amazonas.

Durante esse período colhemos cerca de 90 mil assinaturas, por meio de abaixo assinado, de pessoas que querem ver novamente a Santa Casa reaberta; realizamos um mutirão de limpeza nas dependências desse hospital, com a participação de mais de 80 voluntários, com o apoio da Secretaria de Limpeza Pública, quando recolhemos 8 caminhões carregados de lixo e entulho; ministramos 2 seminários, no Taj Mahal Hotel e no auditório da Câmara Municipal de Manaus, quando trouxemos 4 diretores das Santas Casas de Belém, Fortaleza, Santos e Porto Alegre para falar de suas experiências bem sucedidas nessas cidades.

Nestes últimos meses deixamos de concretizar algumas metas pré-estabelecidas com o compromisso de lutar pela Santa Casa porque a diretoria da Associação Comercial do Amazonas (ACA), ciente do nosso esforço e determinação, se comprometeu com os credores por intermédio da mídia e garantiu à sociedade a reabertura dessa casa de saúde. Com o passar dos meses a entidade desistiu da tarefa porque encontrou algumas dificuldades durante o processo de revitalização. Assim sendo, volto, dessa vez com mais força e altivez - porque tenho conhecimento da causa – para brigar pela reabertura da Santa Casa.

Por tudo que representa a Santa Casa de Misericórdia de Manaus, conclamo toda a sociedade amazonense a se unir em torno da sua revitalização para que ela, em um futuro próximo, tenha condições de voltar a atender, como aconteceu no passado, a todos os que precisam de tratamento de saúde.

Venha participar de uma manifestação pública que acontecerá neste próximo sábado, dia 1º de outubro, às 09:00h, na esquina das avenidas 7 de setembro com a Eduardo Ribeiro.

Muito obrigado.

Vereador Mário Frota