quarta-feira, 24 de julho de 2013

"MINISTRO PADILHA, SE PUDESSE VENDER O MEU PEIXE ABORDARIA O ABANDONO DA SANTA CASA”




Padilha recebe de Arthur Neto uma placa de homenagem como cidadão de Manaus.

Texto: Vereador Mário Frota*
Na homenagem ao Ministro Padilha, fiquei calado, em respeito ao protocolo da cerimônia, mas a garganta coçou. Entre muitas coisas a dizer, abordaria o abandono da nossa Santa Casa de Misericórdia... A minha esperança é o Arthur Virgílio, que me prometeu, publicamente, a revitalização desse hospital.
Ontem, a convite do Prefeito Arthur Virgílio Neto, estive presente à homenagem prestada ao Ministro Alexandre Padilha, titular do Ministério da Saúde, pelo apoio que vem dispensando ao Município de Manaus.
Presente ao evento autoridades do Estado e do Município, na sua maioria os vereadores do PSDB e da base do Prefeito. Do PT, o partido do Ministro, apenas o deputado Sinésio Campos compareceu e discursou.
Tentando conhecer a razão que levou a Prefeitura a prestar tal homenagem, procurei ficar atento, principalmente aos discursos proferidos pelos dois secretários presentes ao evento: o de saúde do Município, Evandro Melo, e o do Estado, Wilson Alecrim.
Fato que me deixou surpreso, confesso, é que no meio dos pronunciamentos, passei a conhecer melhor a biografia do Ministro, inteirando-me, por exemplo, do seu trabalho na Amazônia, em especial no nosso Amazonas, fato que o levou, naturalmente, a conhecer, de perto, flagelos que agridem o nosso povo, a exemplo da malária e da  dengue, entre outras.
Não vi ali tão somente um brasileiro filiado ao PT, que hoje exerce a mais alta função na área da saúde do País. Vi, fundamentalmente, um cidadão no desejo de, de forma isolada do governo ao qual serve, ajudar uma região secularmente abandonada pelos governantes da República, em especial da área da saúde pública.
Obrigado a levar em conta o protocolo, limitei-me, naturalmente, a ouvir os oradores escalados para homenagear o Ministro Padilha. Fiquei calado, mas a garganta coçou, pois, caso pudesse vender o meu peixe, com certeza que, entre muitas coisas a dizer, abordaria o abandono da nossa Santa Casa de Misericórdia, o hospital mais antigo de Manaus, com as suas portas fechadas há quase nove anos.
No meu apelo, diria ao Ministro não ser justo que o Estado brasileiro, por pura omissão, permita que um hospital que socorreu, por mais de um século o povo do Amazonas,  principalmente  no apoio  às camadas mais pobres da sociedade,  estivesse hoje com o seu prédio  em condições precárias, principalmente certas  áreas  do teto que, em  razão de infiltrações,  causadas pelas fortes  chuvas desse último inverno, correm o risco  de desabar.
Tenho dito a amigos que, no que diz respeito à Santa Casa, ou seja, a sua reabilitação como hospital, a minha última esperança é o Arthur Virgílio, o único governante que, até o momento, tem afirmado que é impossível reabilitar o centro de Manaus, deixando-se de lado a Santa Casa. Acredito que, agora, algo será feito por esse grande hospital. A esperança, como dizem, é a última que morre.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.
Foto: http://acritica.uol.com.br/manaus/Medicos-protesto-durante-visita-ministro_0_960503984.html