quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A SANTA CASA PEDE MISERICÓRDIA

Líder do PDT e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota está desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização pública junto à sociedade constituída com a finalidade de reativar o hospital e maternidade Santa Casa de Misericórdia de Manaus.
O projeto de revitalização desse hospital passou por várias etapas para tentar sensibilizar as autoridades mostrando a necessidade de reabrir as portas dessa maternidade que já deu luz à milhares de manauaras e hoje faz parte da história do Amazonas. Com esse propósito o parlamentar realizou, no mês de junho passado, uma Audiência Pública no plenário da CMM, com a presença de várias autoridades da área de saúde que se comprometeram com a sua iniciativa.
Em seguida o vereador realizou várias manifestações públicas para produzir um abaixo-assinado pedindo a reabertura da Santa Casa. Já foram coletadas mais de 60 mil assinaturas em 3 meses da campanha que contou com o apoio do vereador Ademar Bandeira.
Em setembro foi realizada uma feijoada no Clube dos Correios para angariar fundos para a realização do I - Seminário de Revitalização da Santa Casa de Misericórdia de Manaus que teve como palestrantes os provedores das Santas Casas de Santos (SP) Erimar Carlos Brehme de Abreu e de Porto Alegre (RS), Carlos Alberto Fuhrmeister. O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Luiz Alberto Carijó, das diretoras da Santa Casa de Manaus, Ana Selma e Janet Guimarães.
No dia do aniversário de Manaus, 24 de outubro, Mário Frota comandou um grande mutirão de limpeza quando foram retirados 8 caminhões carregados com lixo e entulho das dependências do hospital. Participaram do mutirão mais de 200 pessoas, entre garis, servidores lotados no gabinete do vereador e ex-servidores da Santa Casa.
O lixo estava acumulado, porque a Santa Casa não sofria uma ação de manutenção há mais de 5 anos, quando encerrou suas atividades em função de uma dívida de 18,5 milhões de reais. “Parte do terreno da Santa Casa estava totalmente tomada por galhos e folhas secas, propensos a causar um incêndio de grandes proporções com capacidade para destruir, inclusive, o antigo prédio do Palácio da Justiça, que fica próximo ao Teatro Amazonas”, denunciou o parlamentar.
No final do ano passado Mário Frota mandou celebrar uma Missa em Ação de Graças nas dependências da maternidade. O evento foi celebrado pelo Frei Fulgêncio, da arquidiocese de São Sebastião, no dia 5 de dezembro. Naquela oportunidade o vereador reuniu os convidados para um café da manhã e aproveitou para agradecer as empresas e voluntários que ajudaram na reconstrução de uma nova Santa Casa, lembrando ainda que em fevereiro ele dará continuidade aos trabalhos de recuperação do telhado que vem causando infiltrações e comprometendo a estrutura do prédio. E, a partir de março o parlamentar adianta que vai se reunir com as autoridades e os empresários do setor da construção civil para começar uma campanha de revitalização do hospital.

Audiência Pública vai discutir criação de novo porto em Manaus

Para discutir a estrutura oferecida aos passageiros que utilizam os serviços dos barcos que atracam nas escadarias da Manaus Moderna, o vereador Mário Frota (PDT) entrou com requerimento, na primeira quinzena de outubro do ano passado, solicitando uma Audiência Pública junto à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com essa finalidade o parlamentar pretende promover uma ampla discussão com as autoridades do setor e vai apresentar projeto para a criação de um novo porto para atender a demanda de passageiros.
O novo porto seria construído nas dependências da Siderama, que dispõe de uma área de 300 mil metros quadrados, localizado próximo à Ceasa. Essa medida, depois de implantada, reduzirá o fluxo de veículos que trafegam na Manaus Moderna e beneficiará os moradores das zonas Norte e Leste onde residem mais de 65% dos passageiros que utilizam esse meio de transporte.
Há treze anos a área da Siderama foi passada à Suframa que instalaria no local o Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (Eizof). Após esses anos, apesar de existir um projeto, a entidade não conseguiu viabilizar os recursos orçados em R$ 300 milhões junto à União.
Para abrigar o novo porto, o local já conta com cinco galpões que estão desativados e que serão utilizados como parte da infra-estrutura com a construção de salas de espera climatizadas, banheiros públicos, praça de alimentação composta com restaurante, lanchonete, banco 24 horas, PAC, e outros serviços para beneficiar a região.
Com o novo porto, os moradores das zonas Norte e Leste vão economizar tempo e dinheiro, considerando que o percurso e o engarrafamento do trânsito são bem menores que para se chegar à Manaus Moderna. Além disso, o comércio vai ganhar novos atrativos, pois os galpões existentes no Ceasa abrigarão grandes distribuidoras de produtos, incentivando a concorrência e barateando custos.
Segundo Mário Frota, hoje os passageiros que utilizam a Manaus Moderna são tratados de forma humilhante, como animais, enfrentando as intempéries do tempo, sendo obrigados a caminhar pela praia lamacenta e se equilibrar em rampas estreitas com a bagagem na mão, o que dificulta o acesso às embarcações, principalmente de mulheres gestantes, pessoas idosas e cadeirantes. “Entra e sai governo que nunca se preocupou com esse Cartão Postal inóspito que não muda o visual” sintetiza.
O Ministério dos Transportes, lembra o vereador, jamais fez um estudo sobre a viabilidade de instalação de um novo porto fluvial alternativo para atender a demanda de chegada e saída de passageiros que viajam em de barcos regionais. Preferiu optar por construir vários portos em cidades do interior, que são de extrema necessidade, esquecendo que os passageiros que se deslocam dessas cidades, ao chegarem a Manaus tem que se submeter ao constrangimento de saltarem no Flutuante do Boi, na Manaus Moderna, onde vários acidentes foram contabilizados, inclusive com vítimas fatais, face à falta de segurança em todos os aspectos.

Naquele local a Capitania dos Portos tem seu trabalho dificultado uma vez que na hora da saída dos barcos é feita a fiscalização quanto ao número de passageiros que sempre está normal. Ocorre que quando essas embarcações zarpam, após alguns minutos, pela proximidade do Ceasa é possível verificar pequenas embarcações (voadeiras) transportando passageiros para prosseguirem a viagem nos barcos de linha. Esta é a fórmula utilizada pelos proprietários dos barcos para burlarem a fiscalização.
Essa denúncia é divulgada na imprensa nacional, mas só volta a ser debatida quando há naufrágio de barcos por excesso de cargas e passageiros, daí o tema volta a ser debatido pelas autoridades exaustivamente até acontecer a Missa de 7º Dia das vítimas, quando o assunto cai, outra vez, no esquecimento.
O vereador acredita que, com a construção do porto da Siderama, nas proximidades do Ceasa, a fiscalização se torne mais e eficaz para a segurança dos passageiros e os abusos dos infratores serão coibidos, pois até hoje, não se tem notícias de que os responsáveis por acidentes fluviais, com vítimas fatais, estejam na cadeia. Por outro lado, esse complexo portuário será dotado de toda infra-estrutura para realizar trabalhos de conscientização dos passageiros que, antes de adentrarem nas embarcações, serão orientados sobre os procedimentos em caso de: princípio de incêndio (como usar um extintor), noções de primeiros socorros, forma correta de usar o salva-vidas e, em caso de excesso de passageiros, o número de telefone da Capitania dos Portos. Quem sabe, sendo Manaus sub-sede da Copa de 2014, tenhamos esse problema resolvido em definitivo, finaliza o vereador Mário Frota.

PARA MARIO FROTA SERÁ UM CRIME A CONSTRUÇÃO DO PORTO

O vereador Mário Frota (PDT) apresentou durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira (15) um vídeo com imagens da área de construção do Porto das Lajes, com objetivo de mostrar os impactos ambientais e paisagísticos que a obra pode trazer para a cidade de Manaus, por causa da proximidade do local com o encontro das águas e com lago do Aleixo, considerado um dos principais pontos turísticos da cidade.