quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A SANTA CASA PEDE MISERICÓRDIA

Líder do PDT e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mário Frota está desenvolvendo um amplo trabalho de conscientização pública junto à sociedade constituída com a finalidade de reativar o hospital e maternidade Santa Casa de Misericórdia de Manaus.
O projeto de revitalização desse hospital passou por várias etapas para tentar sensibilizar as autoridades mostrando a necessidade de reabrir as portas dessa maternidade que já deu luz à milhares de manauaras e hoje faz parte da história do Amazonas. Com esse propósito o parlamentar realizou, no mês de junho passado, uma Audiência Pública no plenário da CMM, com a presença de várias autoridades da área de saúde que se comprometeram com a sua iniciativa.
Em seguida o vereador realizou várias manifestações públicas para produzir um abaixo-assinado pedindo a reabertura da Santa Casa. Já foram coletadas mais de 60 mil assinaturas em 3 meses da campanha que contou com o apoio do vereador Ademar Bandeira.
Em setembro foi realizada uma feijoada no Clube dos Correios para angariar fundos para a realização do I - Seminário de Revitalização da Santa Casa de Misericórdia de Manaus que teve como palestrantes os provedores das Santas Casas de Santos (SP) Erimar Carlos Brehme de Abreu e de Porto Alegre (RS), Carlos Alberto Fuhrmeister. O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Luiz Alberto Carijó, das diretoras da Santa Casa de Manaus, Ana Selma e Janet Guimarães.
No dia do aniversário de Manaus, 24 de outubro, Mário Frota comandou um grande mutirão de limpeza quando foram retirados 8 caminhões carregados com lixo e entulho das dependências do hospital. Participaram do mutirão mais de 200 pessoas, entre garis, servidores lotados no gabinete do vereador e ex-servidores da Santa Casa.
O lixo estava acumulado, porque a Santa Casa não sofria uma ação de manutenção há mais de 5 anos, quando encerrou suas atividades em função de uma dívida de 18,5 milhões de reais. “Parte do terreno da Santa Casa estava totalmente tomada por galhos e folhas secas, propensos a causar um incêndio de grandes proporções com capacidade para destruir, inclusive, o antigo prédio do Palácio da Justiça, que fica próximo ao Teatro Amazonas”, denunciou o parlamentar.
No final do ano passado Mário Frota mandou celebrar uma Missa em Ação de Graças nas dependências da maternidade. O evento foi celebrado pelo Frei Fulgêncio, da arquidiocese de São Sebastião, no dia 5 de dezembro. Naquela oportunidade o vereador reuniu os convidados para um café da manhã e aproveitou para agradecer as empresas e voluntários que ajudaram na reconstrução de uma nova Santa Casa, lembrando ainda que em fevereiro ele dará continuidade aos trabalhos de recuperação do telhado que vem causando infiltrações e comprometendo a estrutura do prédio. E, a partir de março o parlamentar adianta que vai se reunir com as autoridades e os empresários do setor da construção civil para começar uma campanha de revitalização do hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria