quinta-feira, 23 de maio de 2013

CODAJÁS: PREFEITO FICHA SUJA PERDE MANDATO NA JUSTIÇA




Texto: vereador Mário Frota*
Que o Joel Gomes assuma logo e tenha condições de levar a cabo a administração que jurou ao povo do seu município fazer, caso assumisse o destino da administração  do  seu município.
Aos poucos a Lei da Ficha Limpa vai se impondo e políticos fichas sujas perdem mandatos, a exemplo do ocorrido, agora, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou o mandato do prefeito de Codajás, Abrahão Lincoln. 
A oposição daquele município do médio Solimões comemorou, saiu às ruas em passeata, e discursos foram proferidos enaltecendo a decisão histórica do TSE.  
Agora, o que todos esperam é que a posse de Joel Gomes, o segundo mais votado, ocorra logo, e que não aconteça o que vem ocorrendo, a exemplo de políticos que, apesar de decisões dos tribunais eleitorais retirando-lhes o mandato por práticas criminosas, continuam no poder por força de medidas liminares.
O que sempre digo é que não basta ter a lei se a sua execução não é assegurada com brevidade pelos tribunais. Decisões acertadas são tomadas, mas o que se vê - e isso não ajuda a democracia - é uma dança de entra e sai de políticos que, embora tenham perdido o mandato, a ele retornam mediante liminares concedidas em abundância.
Espero que agora seja diferente e não tenhamos uma repetição do que ocorreu há poucos anos, no município de Novo Airão,  quando  até a população local  tinha dificuldades de saber o nome do último prefeito que assumia por força de  liminar. O revezamento foi tão absurdo que virou piada, motivo de galhofa, pois que não era nada fácil saber o nome do prefeito de plantão, ou seja, do último que havia tomado posse amparado por mais uma liminar.
Que o Joel Gomes assuma logo e tenha condições de levar a cabo a administração que jurou ao povo do seu município fazer, caso assumisse o destino da administração do  seu município. Que Deus ilumine os caminhos do novo administrador do Município de Codajás. É o desejo de um caboclo que passou a sua infância no interior de Codajás, nas barrancas do rio Piorini, região onde, infelizmente, ainda não se faz presente o braço do Estado com propósito de ajudar àquela gente sofrida.  

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.