quinta-feira, 22 de março de 2012

ISAAC TAYAH ENVOLVIDO NUMA BAITA ENRASCADA

Percebi que o Isaac Tayah estava apreensivo: “não faça isso Mário, está todo mundo se esquivando. Preciso da tua ajuda..."

Estava no plenário da Câmara quando o Isaac Tayah acenou da Mesa que queria falar comigo. Fui ao seu encontro e ele, a queima roupa, foi logo disparando: “Você quer fazer parte da CPI da água?”. Olhei para ele e também disparei: “Não Tayah, estou fora!”. E voltou a insisitir: “não faça isso Mário, está todo mundo se esquivando, ninguém quer integrar a CPI. Preciso da tua ajuda..."

“Tayah” – ponderei – “não insista! Não posso fazer parte de algo que não acredito. Essa CPI está condenada a morrer, envolta num cipoal eleitoreiro. Como pode dar certo uma CPI em que os liderados vão investigar os seus líderes. Isso me cheira à palhaçada. CPI só dá certo quando há isenção. Essa é a palavra chave. Sem isso, essa CPI vai dar com os burros n’água”. Dito isso, fui saindo.

Percebi que o Isaac Tayah estava apreensivo, envolvido numa baita enrascada. A CPI está saindo por pressão de alguns jornais que passaram à sociedade a versão de que ela tem o condão de botar água nas torneiras. O que nem de longe é verdade, até porque tudo o que uma CPI pode fazer é investigar, nada mais.

Terminada a fase das investigações, os membros da CPI elaboram um relatório que, em caso de serem encontrados culpados, é enviado ao Ministério Público que, como fiscal da Lei, interpõe a competente ação junto ao Poder Judiciário que, em última instância, é quem tem poderes para punir os envolvidos em atos de corrupção.

A CPI instalada na CMM em 2005 disse tudo, encontrou os culpados e pediu o rompimento do contrato com a Águas do Amazonas. Nada foi feito. O então Prefeito Serafim Correia mandou o resultado da CPI às favas e, contra tudo e todos, promoveu a tal repactuação com a empresa, e ponto final. O resultado está aí. Ainda não há água nas residências de 500 mil famílias dos bairros das zonas Leste e Norte, assim como não ocorreu o acréscimo de um metro da rede de esgotos já existentes.

Disse hoje a amigos que adoro circo, mas como expectador, pois que não tenho nenhuma vocação para palhaço. Estão montando um espetáculo para o respeitável público que vai votar nas próximas eleições. Muito cuidado pessoal! E tome enganação e demagogia. Minha mãe dizia que só existe sabido porque há tolos. É atrás dos votos desses tolos que, com essa história furada de CPI, eles vão correr atrás.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM