sexta-feira, 15 de maio de 2015

GOVERNO DO PT LEVA O BRASIL A OCUPAR 60ª POSIÇÃO NA EDUCAÇÃO EM LISTA COM 76 PAÍSES





Em pesquisa idêntica, realizada em 2012, o Brasil ficou na 58ª colocação.


Por: Vereador Mário Frota*
O que nos levou à situação tão vergonhosa no ranking da educação? Uma das bandeiras do PT de Lula antes de chegar ao poder era a educação... Há 12 anos desembarcaram no Palácio do Planalto e, até o presente momento, nada fizeram para melhorar o quadro da educação. Pelo contrário, a cada ano que passa a educação piora, desce a ladeira, e o sonho dos que acreditaram nos ptralhas virou um pesadelo.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), órgão ligado à ONU, divulgou ontem pesquisa em 76 países, que teve por objetivo avaliar a educação ministrada em crianças de 15 anos, na área de ciências e matemática.  O Brasil ficou na 60ª posição entre os países com pior desempenho, atrás da Tailândia (47º), Irã (51º) e Malásia (52º) e dos vizinhos sul-americanos Chile (48º) e Uruguai (55º).
Em pesquisa idêntica, realizada em 2012, o Brasil ficou na 58ª colocação, ou seja, de lá para cá desceu dois pontos percentuais. Na avaliação de agora, obedecendo a sequência, os primeiros colocados são cinco países asiáticos: Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul, Japão e Taiwan. O nosso Brasil, infelizmente, no quesito educação, continua despencando barranco abaixo.
Alguém conhece o nome de algum país subdesenvolvido, hoje integrando o seleto clube do primeiro mundo, que não tenha sido pela porta da educação? Estados Unidos da América, Alemanha, França, Japão, Itália e Inglaterra, entre outros, investiram tudo o que dispunham para chegar a tal patamar. Consta que, depois da Segunda Guerra Mundial, o povo alemão, na miséria, comeu o pão que o diabo amassou. Apesar disso, simples marinheiros de navios da marinha mercantil, abriam mão do jantar em troca de um prato de sopa com um pedaço de pão, com propósito de enviar recursos para reerguer a Alemanha.  O nome disso é patriotismo.
O que nos levou à situação tão vergonhosa no ranking da educação? Uma das bandeiras do PT, de Lula, antes de chegar ao poder era a educação. Pregavam eles que, chegando ao poder, iriam detonar um projeto de educação no País jamais visto na nossa história. Há 12 anos desembarcaram no Palácio do Planalto e, até o presente momento, nada fizeram para melhorar o quadro da educação. Pelo contrário, a cada ano que passa a educação piora, desce a ladeira, e o sonho dos que acreditaram nos ptralhas virou um pesadelo.

*Advogado;
*Líder do PSDB na CMM;
*Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM.