quinta-feira, 24 de maio de 2012

CPI DA ÁGUA ESTÁ ANDANDO COMO CARANGUEJO



Desde o início cantei a bola quando vi a constituição da CPI, e afirmei, da tribuna, que ela estava contaminada, que não ia dar em nada. Que final melancólico. É de dar nojo!
O editorial de hoje do jornal Diário do Amazonas está certo ao afirmar que a CPI da Água está andando para trás, em razão de, até a presente data, ainda não ter convocado os ex-prefeitos e o atual para depor.
O jornal está certo. Em vez botar logo o dedo na ferida, por comodidade política, mais do que isso, por pura covardia, os seus integrantes  preferem ir às consequências e não à causa. Dessa forma, os sete vereadores que a integram preferem deixar de fora os responsáveis pela venda da Cosama, o atual, e os ex-prefeitos que fecharam os olhos, ou melhor, foram coniventes com a empresa contratada que, até o presente momento, ainda não cumpriu as cláusulas contratuais que a obrigam a colocar água em todos os bairros de Manaus.
Todos queríamos uma CPI que investigasse a fundo e expusesse os responsáveis pela tragédia que envolve o abastecimento de água na cidade. Tenho moral para criticar essa CPI, sim. O meu nome consta entre os primeiros do documento que possibilitou a sua criação. No entanto, fico com vergonha ao vê-la manipulada e andando para trás, como caranguejo.
Ora, por que agora convocar o presidente do grupo Solvi, Carlos Leal Villa, que assume a extinta Águas do Amazonas; o dirigente da Arsam, no Estado; e um diretor qualquer do grupo Suez, a antiga empresa que comprou a Cosama na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, e deixar para trás os verdadeiros responsáveis pelo fracasso em que mergulhou o fornecimento de água em Manaus? Os vereadores da CPI, constituída por liderados do atual prefeito e de ex-prefeitos, não vão querer desagradar os seus líderes. Está explicado!
Desde o início cantei a bola quando vi a constituição da CPI,  e  afirmei, da tribuna, que ela estava contaminada, que não ia dar em nada. Estava certo, pois, agora, até quem está fora começa a notar que é mais fácil um caranguejo chegar ao seu destino, do que essa CPI capenga comprometida com o prefeito e os ex-prefeitos, decolar.  Que final melancólico. É de dar nojo!

Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM