segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UMBERTO CALDERARO: VIDA E OBRA DO GUERREIRO VALENTE


PARABENS, JÚLIO ANTONIO, PELA COMPETENTE BIOGRAFIA SOBRE A VIDA E OBRA DO MESTRE UMBERTO CALDERARO. Fui ao lançamento do livro do advogado e jornalista Júlio Antônio Lopes, sobre a vida de Umberto Calderaro Filho, e senti uma grande alegria, por duas razões: primeiro porque, há muito tempo, não participava e uma reunião com tantos amigos por metro quadrado; segundo, porque o livro é realmente ótimo, resultado de pesquisa séria e comprometida com a verdade, a verdade com que o autor do livro nos mostra um Umberto Calderaro por inteiro: guerreiro valente, inteligência brilhante, generoso, humilde, e amigão que não abandonava os irmãos nas horas difíceis.

No seu extraordinário livro, Júlio Antônio nos apresenta um Umberto Calderaro que ele, eu, e tantos outros companheiros o conhecemos em vida. Ao final da noite de autógrafos, percebi que Júlio estava cansado, mas não se dava por vencido, e continuou fazendo dedicatórias com a mesma alegria com que fez a primeira. A fila era interminável...

Depois da homenagem a esse grande brasileiro fui para casa, mas só dormi depois que li boa parte do livro. Parei, infelizmente, vencido pelo sono. Ao embalo da leitura, fiz uma longa e agradável viagem pelo passado, um passado do qual não me posso imaginar sem haver desfrutado da presença e amizade do grande jornalista Umberto Calderaro.

Foi um trabalho de fôlego o do meu amigo Júlio. Onde quer que o mestre Calderaro esteja (e eu o acredito na presença do nosso Criador), com certeza absoluta ficou muito feliz ao ver tantos amigos e amigas reunidos, ao lado dos seus amados familiares, prestando-lhe mais uma homenagem, sendo, que dessa vez, através de um livro bem escrito, pleno de fatos e fotos, de um passado que continua vivo nas nossas mentes e corações, e que chega de forma maravilhosa e competente às gerações do agora e do futuro, que não podem deixar de conhecer a vida e obra desse extraordinário jornalista que foi Umberto Calderaro Filho.

Na passagem em que sou citado, lembrando momentos ao lado do seu Umberto, como eu o chamava, disse ao Júlio que A Crítica foi o único jornal que deu abrigo aos políticos que enfrentaram, de frente, a ditadura militar. Fábio Lucena, eu, e outros companheiros, sem o apoio ostensivo do seu Umberto, não teríamos jogado pesado contra a tirania como o fizemos. No auge da opressão, a pressão por censura não era pequena, principalmente por parte da turma do CMA. Daí, por várias vezes, ouvi do seu Umberto: “qualquer dia desses ainda vou terminar preso por causa de ti e do Fábio.” Bem, com aquele talento que Deus lhe deu, ele driblava os milicos e, enquanto isso, eu e o Fábio fazíamos a nossa parte, metendo o pau na corrupção e na opressão que emanava do regime autoritário.

Quero, daqui, parabenizar o amigo Júlio Antônio, pelo belo e abençoado livro que escreveu sobre a vida do meu mestre Umberto Calderaro Filho. Dizem que relembrar é viver. De minha parte, devo dizer que o Júlio me fez recordar um dos momentos mais importantes da minha vida, na leitura desse extraordinário livro que ora lega a posteridade. E que as minhas homenagens ao inteligente e talentoso Júlio Antônio, também sejam extensivas à toda a família Calderaro, na pessoa da Dona Rita, da Cristina e do seu esposo, o meu amigo Mário Jorge, do Dissiquinha, do Umberto, da Tatiana, da Criszinha, do meu sobrinho Leonardo, enfim de toda a equipe do Jornal que o apoiou na elaboração da excelente biografia sobre a vida e obra do jornalista Umberto Calderaro Filho.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da CMM

Líder do PDT na CMM

Mário Frota convoca Amazonino para dar explicações sobre o “Zona Azul”


O vereador Mário Frota, líder do PDT, apresentou requerimento junto à mesa diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), convocando o prefeito da cidade, Amazonino Armando Mendes, ou seu representante legal, para prestar esclarecimentos sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, denominado “Zona Azul”, conforme mensagem enviada pelo Chefe do Poder Executivo, que dá origem ao Projeto de Lei que cria regras para implantar o sistema de estacionamento de automóveis no perímetro urbano de Manaus.

De acordo com a Mensagem enviada à CMM, que institui o “Zona Azul”, a população urbana aumenta continuamente em Manaus e, conseguintemente, se expande o número de veículos que circulam na cidade à procura de locais públicos para estacionamento, obrigando, portanto, a substituição dos sistemas viários atuais, por modelos mais eficazes para resolver o problema em questão, como já acontece nas grandes metrópoles em desenvolvimento.

Para Mário Frota, esse novo sistema, criado pela prefeitura, tem como propostas a exploração de estacionamento rotativo de veículos de passeio e utilitários leves, nas vias e logradouros públicos de Manaus, com a finalidade de regulamentar o setor e arrecadar recursos para o erário público municipal. O parlamentar entende que a proposta de lei é vaga porque não esclarece, por exemplo, o destino específico da aplicação dos recursos a serem arrecadados; de quem é a responsabilidade por acidentes, danos, furtos, roubos ou prejuízos de qualquer natureza que o usuário ou veículo estacionado venham a sofrer nas áreas regulamentadas; o destino dos flanelinhas que trabalham nas áreas a serem exploradas; a situação das entradas de passarelas das garagens de prédios residenciais, comerciais, vilas e outros; os pontos comerciais com estacionamento para clientes; as alternativas de outros modelos de estacionamento público gratuito para os proprietários de lojas e outros trabalhadores, que passam mais de oito horas nos locais a serem regulados, bem como, a delimitação e abrangência do “Zona Azul”.

“O que existe por trás do Zona Azul é outra armação, da pesada: um negócio que envolve milhões de reais pelo prazo de 15 anos para a sua exploração. Trata-se de um caça-níquel tamanho gigante, capaz de fazer a felicidade do Al Capone, se estivesse vivo. O certo, seria o município explorar tal negócio, como já aconteceu no passado”, denuncia Mário Frota.

Gabinete do vereador Mário Frota

Assessoria de Comunicação

Por: Roberto Pacheco (MTb 426)