quinta-feira, 17 de março de 2011

Mário Frota convoca reunião para analisar projetos

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) Mário Frota, realizará nesta quinta-feira (17), ás 10 horas da manhã na Câmara Municipal de Manaus, uma reunião com todos os membros para analisar projetos pendentes na comissão. Serão analisados 50 projetos, dentre os quais alguns encaminhados pelo Executivo Municipal. A pauta da CCJR inclui, também, a análise de vetos da prefeitura e projetos dos vereadores. O parlamentar também explicou que a comissão de Justiça dará andamento à análise desses projetos, facilitando assim o trâmite de novos que chegarão à Casa. “Quero discutir os projetos. Vai ser tudo democrático, senão vou agir como um ditador. Não posso me tornar um tirano”, diz Mário Frota.

Fonte: Ryzia Hadassa

Fotografia: Sergio Oliveira

AMAZONINO: IMPEACHMENT POR SEU MAU HUMOR SOOU COM O RIDÍCULO, MAS CPI DA EMPARSANCO PODE LEVAR A PERDA DE MANDATO E PRISÃO


ESSA HISTÓRIA DE QUERER APEAR O AMAZONINO DO PODER POR MEIO DE IMPEACHMENT, COM BASE NO BATE-BOCA COM UMA MULHER, É PURA TOLICE. O QUE PODE REBENTAR O PREFEITO NEGÃO É A CPI DA EMPARSANCO, UMA BOMBA QUE, EXPLODINDO TIRA O AMAZONINO DO PODER E PODE METÊ-LO NA CADEIA. Acredito que deu para perceber o quanto eu estava ontem contrariado, por ocasião da reunião em que o presidente Tayah colocou em votação o requerimento de impeachment do Prefeito Amazonino Mendes, de autoria do vereador Joaquim Lucena, do PSB.

E por que a contrariedade? Por entender que a falta de estratégia e de humildade do companheiro da oposição, que em nenhum momento ouviu os seus colegas sobre o assunto, terminou nos empurrando para uma situação politicamente complicada, com resultado altamente frustrante, como aconteceu, ou seja, dentro de um universo de 38 vereadores presentes, Lucena só obteve míseros três votos a favor da sua preposição. Foi o clássico tiro no pé.

No dia em que ele apresentou o seu requerimento de impeachment conversei com vários colegas da oposição, e lhes disse que não estava encontrando embasamento legal na proposta do Joaquim Lucena para a cassação do mandato do Amazonino. E fui adiante: ‘esse tipo de processo só ocorre frente a questões extremamente graves, envolvendo atos de corrupção comprovada, acompanhado de grande clamor público, a exemplo do que aconteceu quando o ex-presidente Fernando Collor de Melo foi afastado do poder pelo Congresso Nacional’.

O que ocorreu, e todo um mundo assistiu pela televisão, foi um bate-boca infeliz entre o prefeito e uma mulher que teimava em permanecer num lugar de risco. O erro de Amazonino foi o de ter reagido de forma descontrolada, incompatível com o cargo que exerce.

Dia seguinte todo mundo espinafrou o prefeito, inclusive eu. Durante uns três dias o Amazonino apanhou mais do que galinha para deixar o choco. Imprensa, políticos e pessoas do povo baixaram-lhe o pau. Por intermédio desse Blog, pela imprensa e da tribuna da Câmara, desagravei a senhora que, acredito, gostou de ser defendida por muita gente desta cidade.

Arrependido, Amazonino pediu desculpas à mulher. O lombo doeu e a lição ficou. O que não se encaixou nesse contexto foi a história do Impeachment, que soou com o ridículo. E até pode acontecer, caso a CPI da Emparsanco seja instalada na Câmara. Essa empresa de São Paulo, ligada ao PT daquele estado, como dizem, recebeu R$ 87 milhões dos cofres do município para tapar os buracos de Manaus. É claro que esse dinheiro não chegou aos bairros coisa nenhuma, até porque quem vem asfaltando a cidade é o Omar Aziz. De uma coisa estou certo. Essa CPI pode levar não só o Amazonino a perder o mandato, mais do que isso: ser preso.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da CMM

Líder do PDT na CMM

LEIA, ABAIXO, O QUE DIZ A REVISTA VEJA NA EDIÇÃO Nº 2190, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010, PÁG. 132 SOBRE A PRESENÇA DA EMPARSANCO EM MANAUS.

(Clique duas vezes com o botão do mouse em cima da foto para ampliar)