quinta-feira, 17 de março de 2011

AMAZONINO: IMPEACHMENT POR SEU MAU HUMOR SOOU COM O RIDÍCULO, MAS CPI DA EMPARSANCO PODE LEVAR A PERDA DE MANDATO E PRISÃO


ESSA HISTÓRIA DE QUERER APEAR O AMAZONINO DO PODER POR MEIO DE IMPEACHMENT, COM BASE NO BATE-BOCA COM UMA MULHER, É PURA TOLICE. O QUE PODE REBENTAR O PREFEITO NEGÃO É A CPI DA EMPARSANCO, UMA BOMBA QUE, EXPLODINDO TIRA O AMAZONINO DO PODER E PODE METÊ-LO NA CADEIA. Acredito que deu para perceber o quanto eu estava ontem contrariado, por ocasião da reunião em que o presidente Tayah colocou em votação o requerimento de impeachment do Prefeito Amazonino Mendes, de autoria do vereador Joaquim Lucena, do PSB.

E por que a contrariedade? Por entender que a falta de estratégia e de humildade do companheiro da oposição, que em nenhum momento ouviu os seus colegas sobre o assunto, terminou nos empurrando para uma situação politicamente complicada, com resultado altamente frustrante, como aconteceu, ou seja, dentro de um universo de 38 vereadores presentes, Lucena só obteve míseros três votos a favor da sua preposição. Foi o clássico tiro no pé.

No dia em que ele apresentou o seu requerimento de impeachment conversei com vários colegas da oposição, e lhes disse que não estava encontrando embasamento legal na proposta do Joaquim Lucena para a cassação do mandato do Amazonino. E fui adiante: ‘esse tipo de processo só ocorre frente a questões extremamente graves, envolvendo atos de corrupção comprovada, acompanhado de grande clamor público, a exemplo do que aconteceu quando o ex-presidente Fernando Collor de Melo foi afastado do poder pelo Congresso Nacional’.

O que ocorreu, e todo um mundo assistiu pela televisão, foi um bate-boca infeliz entre o prefeito e uma mulher que teimava em permanecer num lugar de risco. O erro de Amazonino foi o de ter reagido de forma descontrolada, incompatível com o cargo que exerce.

Dia seguinte todo mundo espinafrou o prefeito, inclusive eu. Durante uns três dias o Amazonino apanhou mais do que galinha para deixar o choco. Imprensa, políticos e pessoas do povo baixaram-lhe o pau. Por intermédio desse Blog, pela imprensa e da tribuna da Câmara, desagravei a senhora que, acredito, gostou de ser defendida por muita gente desta cidade.

Arrependido, Amazonino pediu desculpas à mulher. O lombo doeu e a lição ficou. O que não se encaixou nesse contexto foi a história do Impeachment, que soou com o ridículo. E até pode acontecer, caso a CPI da Emparsanco seja instalada na Câmara. Essa empresa de São Paulo, ligada ao PT daquele estado, como dizem, recebeu R$ 87 milhões dos cofres do município para tapar os buracos de Manaus. É claro que esse dinheiro não chegou aos bairros coisa nenhuma, até porque quem vem asfaltando a cidade é o Omar Aziz. De uma coisa estou certo. Essa CPI pode levar não só o Amazonino a perder o mandato, mais do que isso: ser preso.

Por: vereador Mário Frota

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da CMM

Líder do PDT na CMM

LEIA, ABAIXO, O QUE DIZ A REVISTA VEJA NA EDIÇÃO Nº 2190, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010, PÁG. 132 SOBRE A PRESENÇA DA EMPARSANCO EM MANAUS.

(Clique duas vezes com o botão do mouse em cima da foto para ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco ou comente esta matéria