terça-feira, 8 de maio de 2012

Frota aponta omissão de Amazonino em ralação a enchente


“Enquanto a população sofre, não se vê a preocupação do prefeito em dar assistência. Parabenizo a ação do governador (Omar), que tem visitado os bairros e anunciado ajuda aos comunitários. Enquanto isso, Amazonino só viaja”,
        
O descaso do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), quanto às vítimas da enchente que atinge alguns bairros da capital foi o principal assunto discutido pelos vereadores no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de segunda-feira (7). O vereador Mário Frota (PSDB), abriu o debate, ao afirmar que o governador do Estado, Omar Aziz (PSD), tem assumido o comando da capital, função que deveria ser exercida pelo atual gestor municipal. “Enquanto a população sofre, não se vê a preocupação do prefeito em dar assistência. Parabenizo a ação do governador (Omar), que tem visitado os bairros e anunciado ajuda aos comunitários. Enquanto isso, Amazonino só viaja”, disse.
Ao dizer que a cidade tem passado por muitos fatos sem a presença de Amazonino, Mário recebeu discursos favoráveis à sua opinião. Para o colega da oposição, Elias Emanuel (PSB), a administração deve ser planejada e as ações emergenciais executadas de imediato. O vereador ainda questionou o atraso no anúncio do pacote de benefícios humanitários. “A prefeitura não pode dizer que foi surpreendida com as cheias na capital porque deve haver planejamento. As águas devem subir ainda mais e somente amanhã o prefeito anunciará o benefício às vítimas”, reclamou. “Não interessa se o Estado é de emergência ou calamidade pública, as providências da prefeitura não podem ser demoradas”, assevera Elias.
Em defesa de Amazonino, o vereador Roberto Sabino (PRTB), retratou o prefeito municipal como um gestor de ações conjuntas. Ele explicou que, ao assumir o governo, Amazonino sempre atuou junto ao Município, o que demonstra a preocupação com o próximo. “Amazonino sempre trabalhou em forma de ação conjunta. A assistência social é uma marca do seu trabalho, que já acontece há mais de 20 anos. Reclamar é fácil, o difícil é fazer alguma coisa em benefício do povo”, concluiu.

Fonte: Priscila Caldas
Fotografia: Sérgio Oliveira

OMAR VIROU PREFEITO EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DE AMAZONINO



Um vereador chegou a pedir que retirasse as expressões de que usei contra o prefeito. Que eu havia faltado com o decoro e que o meu mandato deveria ser cassado.
Hoje, na Câmara, deixei a maioria dos vereadores da situação em polvorosa ao afirmar que o Omar Aziz virou o prefeito de Manaus quando, em razão da ausência do Amazonino, que geralmente se encontra em lugar incerto e não sabido, o governador botou os pés em áreas alagadas da cidade, levando apoio material e palavras de conforto para as vítimas desta tragédia anunciada.
Quando desci da tribuna foi um alarido geral. Ouviram-se gritos, choro e ranger de dentes. Um determinado vereador chegou até a pedir ao presidente da Mesa que retirasse as expressões de baixo calão que usei contra o prefeito. Que eu havia, em razão das ofensas assacadas contra o prefeito, faltado com o decoro parlamentar, portando que, em razão disso, o meu mandato deveria ser cassado.
No final do meu discurso chamei o prefeito Amazonino Mendes de mandrião, traduzindo para o bom português: indolente, preguiçoso, acomodado. Ora, se eles não desejam ouvir expressões desse jaez, porque não aconselham o chefe deles a parar de fazer turismo e sentar o traseiro gordo na cadeira do seu gabinete para começar a governar Manaus, hoje entregue à própria sorte, com o centro da cidade entupido de camelôs, com ruas esburacadas e calçadas rebentadas e cheias de mato (as piores do Brasil, segundo recente pesquisa divulgada pela imprensa nacional), aliás, em muitas ruas nem mesmo calçadas existem, o que é uma vergonha.
Depois de ouvir um monte de desaforos por parte da turma do Amazonino, fui à tribuna e fiz um desafio: ‘Tudo bem. Em caso de algum de vocês me mostrarem uma única foto do prefeito Amazonino visitando alguma dessas áreas alagadas eu peço perdão a ele e a todos os que o apóiam nesta Casa’. Como até o presente momento ele ainda não fez nenhuma visita às pessoas sofridas que vivem nos bairros aonde a enchente chegou, então não há nenhum perigo de eu vir a pedir perdão a ninguém. O desafio está lançado. Espero que ninguém venha me apresentar fotografia tirada amanhã ou depois. Aí não vale.

Por: vereador Mário Frota
Líder do PSDB na CMM
Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM
Foto: noticias.uol.com.br