sexta-feira, 17 de maio de 2013

MÁRIO FROTA E JEFFERSON PRAIA BUSCAM SOLUÇÃO PARA GERÊNCIA DO TERMINAL PESQUEIRO



Não podemos ficar alheios ao desperdício de centenas de toneladas de peixe, como vem acontecendo ao longo dos anos, enquanto a miséria bate à porta de centenas de famílias no entorno de Manaus”,
O vereador Mário Frota, líder do PSDB na Câmara Municipal de Manaus (CMM), visitou hoje (17), o Terminal de Carga Geral e Pesqueiro de Manaus, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, com a finalidade de encontrar uma solução, junto às autoridades do setor, para definir o seu pleno funcionamento e evitar que toneladas de peixe sejam jogados fora por falta de armazenamento. O parlamentar foi acompanhado do secretário municipal de Produção e Abastecimento, Jefferson Praia Bezerra, responsável pela fiscalização do local.
O projeto original do Terminal Pesqueiro, que custou R$ 20 milhões, foi concebido na administração do prefeito Serafim Correia e concluído pelo seu sucessor, Amazonino Mendes, que gastou mais R$ 8 milhões na reforma, entretanto nunca entrou em funcionamento porque a obra foi embargada pela Justiça por irregularidades na documentação do terreno.
De acordo com Praia, o general Jorge Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Denit), informou que o Terminal Pesqueiro já foi repassado ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), faltando apenas a tramitação do processo para que a Prefeitura de Manaus possa assumir a administração do complexo pesqueiro. “Nós já procuramos o Marcelo Crivella, Ministro da Pesca, para cobrar compromissos assumidos com o prefeito Arthur Neto. Por enquanto a nossa secretaria é apenas gestora da fiscalização do Terminal. Assim que recebermos ‘carta branca’ da União vamos entrar no Terminal Pesqueiro definitivamente para solucionar o problema da distribuição e armazenamento do pescado”, sentencia o secretário.
A partir do dia 1º de maio, com o estacionamento da balsa, que faz parte da estrutura, junto às dependências do Terminal Pesqueiro, os proprietários de barcos, sob a coordenação da Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca), passaram a comercializar o pescado no local.
Segundo Mário Frota, todos os dias passam pelo Terminal Pesqueiro cerca de 80 toneladas de peixe. Antes, quando a comercialização do pescado era feita na Feira da Panair, eram jogados fora, diariamente, de uma a duas toneladas de peixe. Agora esse número caiu para 100 quilos. Quando estiver em pleno funcionamento, as câmaras frigoríficas deverão armazenar 200 toneladas de peixe. “Precisamos acelerar essa documentação do Terminal Pesqueiro para passar sua gestão à responsabilidade da Prefeitura. Segunda-feira (20), vou fazer um pronunciamento, da tribuna da Câmara, sobre esse assunto. Não podemos ficar alheios ao desperdício de centenas de toneladas de peixe, como vem acontecendo ao longo dos anos, enquanto a miséria bate à porta de centenas de famílias no entorno de Manaus.”, destaca Mário.

Gabinete do vereador Mário Frota
Assessoria de Comunicação
Por:Roberto Pacheco (MTb 426)