domingo, 26 de fevereiro de 2012

PARTIDOS É QUEM DEVE BARRAR CANDIDATOS FICHA SUJA E NÃO A JUSTIÇA



O PDT, na época que o Jefferson Peres era o seu presidente, não permitia que ninguém se filiasse ao partido sem que antes passasse pelo crivo da comissão de ética.

O jornal Diário do Amazonas, em matéria publicada nesse domingo, sob o título “Lei da Ficha Limpa não interfere na estratégia de partidos para as eleições”, nos dá a noção exata do desrespeito das siglas partidárias do Amazonas à ética que deve existir na política, quando afirmaram, no maior despudor que “qualquer um, desde que tenha votos, pode ser candidato pelo partido”. E, no maior cinismo: “esse não é um problema da nossa responsabilidade, mas da justiça, pois somente ela tem poderes para impugnar um candidato com ficha suja”.

Quem afirmou isso foram os dirigentes, no Amazonas, dos partidos de centro ou de direita e de esquerda. Todos parecem farinha do mesmo saco. A turma que dirige os partidos, dito de esquerda, a exemplo do PSB, do PC do B, do PT e do PDT, o partido do Amazonino, falaram idiomas idênticos ao da direita. No maior desrespeito ao povo, todos eles admitem, exatamente como pensam os colegas dirigentes dos partidos de direita, que impedir um ladrão, um facínora qualquer de sair candidato não é um problema do partido, mas dos tribunais que, segundo eles, é quem deve impedir políticos manchados pela corrupção de concorrer para esse ou para aquele cargo.

A verdade é que quando eles falam assim, no fundo estão ajudando muitos bandidos na obtenção de cargos eletivos. Ao contrário do que pensam essas mentes sujas, o PDT, na época que o Jefferson Peres era o seu presidente, não permitia que ninguém se filiasse ao partido sem que antes passasse pelo crivo da comissão de ética. Qualquer senão na vida pregressa do futuro filiado era fatal. A executiva acatava o parecer da comissão de ética, e pronto final.

Pelo que entendi do que foi dito pelos dirigentes desses partidos, até o Al Capone se ressuscitasse e viesse morar no Amazonas, poderia ser candidato de qualquer desses partidos, desde que provasse que era dono de votos. Que vergonha. Quem deve fazer a triagem moral dos candidatos não é a Justiça coisa nenhuma, mas os partidos políticos que, a cada eleição, apresentam à consideração dos eleitores uma enxurrada de pilantras, criminosos de todos os matizes.

Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos e nos países europeus, a seleção dos candidatos para qualquer eleição é feita pelos partidos, e não pela Justiça que nessas nações não interferem no processo eleitoral. Quem deveria exigir folha corrida de candidato em véspera de eleição não é a Justiça, mas os partidos políticos, em razão da responsabilidade que eles devem assumir com os candidatos que apresentam à sociedade para serem sufragados nas urnas. Quando acabei de ler a entrevista dos dirigentes partidários da chamada esquerda no Estado, confesso que senti o estômago revirar. É de dar nojo.

Por: Vereador Mário Frota

Líder do PSDB na CMM

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da CMM